A PAIXÃO DOS PCD’S PELO JORNALISMO Janaina Sá Brito

Falando novamente sobre a questão da acessibilidade, vou priorizar nesta coluna a paixão dos PCD’S ( pessoas com deficiência) pelo jornalismo. Como destaquei semana passada, nos últimos 30/40 anos, os PCD’s não eram aceitos nas Escolas de ensino fundamental e médio e nas Universidades. No entanto, eles eram obrigados a ficar em casa e seus companheiros eram o Rádio, a TV, os Jornais e Revistas. Muitos deles, assim como esta que vos fala, alfabetizaram-se assistindo TV e aprendiam matérias através das aulas do antigo Telecurso primeiro e segundo grau, apresentado todos os Sábados pela manhã na Rede Globo. Este programa era produzido pela Rede Globo, pela Fundação Padre Anchieta e pela Fundação Roberto Marinho e começou a ser transmitido pela TV a partir de 1978 e dezessete anos depois em 1995, virou Telecurso 2000. O Telecurso tinha o objetivo de dar aulas de ensino de primeiro e segundo graus em forma de supletivo, atual EJA( ensino para jovens e adultos), destinado aos que não puderam cursar o ensino fundamental e médio ( antigos primeiro e segundo graus_ para quem não teve o ensino regular nas escolas. Este curso vendia apostilas para estudar em casa e fazer provas de todas as matérias e conseguir o certificado de conclusão e as aulas semanais ajudavam a entender o conteúdo dos livros. Casualmente, quando fui cursar o supletivo de primeiro grau, tive a coincidência de estudar pelas apostilas do Telecurso e para mim foi uma grande e benéfica surpresa, pois já estava familiarizada com as aulas da TV desde criança.
Por esta razão, muitos PCD’s que conseguiram concluir o ensino fundamental e médio muitos anos mais tarde, decidiram cursar Jornalismo na Faculdade assim como eu, pois essa relação de companheirismo entre os meios de comunicação fez com que muitos PCD’s escolhessem uma área do Jornalismo em que quisessem trabalhar e com a qual se identificaram. No meu caso, minha área preferida era o Rádio, mas também adorava o Jornalismo de entretenimento ( Música, shows, TV, teatro, cinema, cultura em geral.). Sempre quis ser comunicadora de Rádios jovens musicais e escrever crônicas sobre música, mas alguns PCD’s queriam ser colunistas de Jornais Esportivos e outros, pelo preconceito no mercado de trabalho, preferiram fazer programas televisivos ou crônicas jornalísticas sobre a questão da deficiência e seus preconceitos. O importante de tudo é que qualquer PCD com qualquer tipo de deficiência, curte demais o Jornalismo e exercita seu intelecto e seu poder de opinião sobre qualquer assunto discutido em nossa sociedade e isso é muito importante e valioso.
O que queremos de todo o nosso coração, é que os PCD’s comunicadores tenham uma grande chance de desenvolver seu profissionalismo e seu potencial no mercado de trabalho, assim como os PCD’s de outras áreas. Afinal, nós PCD’s sofremos muitos preconceitos e temos que lutar muito mais do que os outros para conquistarmos nosso lugar ao sol. É difícil, mas não impossível, por isso, estamos sempre dispostos a encarar qualquer desafio, não existe tempo ruim para nós!
O importante nisso tudo, é que a comunicação é e sempre será uma grande paixão, mesmo sofrendo grandes transformações, o hábito de se informar é importante, benéfico e salutar, pois podemos discutir em uma roda de amigos qualquer tipo de assunto de qualquer área e as vezes até, causar reações inflamadas em torcedores fanáticos e cabeções de esquerda obcecados por política. Viva a comunicação! Salve o Jornalismo!

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s