O NOVO HUMOR NA TV BRASILEIRA Janaina Sá Brito

Desde os anos 70, os programas humorísticos televisivos fazem parte de nossa rotina e vem evoluindo há muito tempo. Tudo começou com os programas globais Satiricom, faça humor não faça guerra, passando por Chico City e o planeta dos homens, mas quem fazia todo mundo rir nessa época com esquetes criticando a situação política da época, a ditadura militar, mas sempre com cuidado para não ser censurado, mas também falando sobre a moda do momento, as novelas e todos os tipos de assuntos relevantes da década de 70, com shows de bailarinos, músicas e muitas risadas era o planeta dos homens. Depois, na década de 80, Chico Anysio e Jô Soares continuaram nessa mesma levada humorística em Chico Anysio show e Viva o gordo. Em 1988, com a chegada dos redatores Luiz Fernando Veríssimo e da equipe da revista Casseta popular e do jornal Planeta Diário ao casting de roteiristas de humor da Rede Globo, surgiu o programa TV Pirata, que fazia uma sátira da programação da TV Brasileira dos anos 80 e tinha em seu elenco artistas de peso como Cláudia Raia, Débora Bloch, Diogo Vilela, Guilherme Karan, Marco Nanini, Ney Latorraca, entre outros. Chegando na década de 90, surge o Casseta & Planeta Urgente, uma fusão entre as duas equipes de redatores que também mostravam que sabiam fazer humor inteligente, com pitadas de jornalismo. O programa ficou dezoito anos no ar na Globo e atingiu uma grande marca de telespectadores nas noites de Terça-Feira.
Nos anos 2000, as Sitcom ou comédias de situação começaram a ganhar espaço na telinha global, programas como Os normais, Sexo frágil e Minha nada mole vida, escritos por Fernanda Yang e Alexandre Machado, Marcelo Rubens Paiva e Jorge Furtado, foram um sucesso nas noites de Sexta-Feira na emissora global. Na mesma época, surge o gênero Stand-Up Comedy , um tipo de humor mais ácido e escrachado, fora dos padrões convencionais, mais voltado para piadas eróticas e situações mais engraçadas do dia-á-dia, deixando de lado a política e o futebol, além das críticas sociais. Aproveitando essa nova onda, a MTV lançou o humorístico Hermes & Renato, um grupo de jovens Atores Cariocas que além de atuar, escreviam seus próprios textos. O programa fez muito sucesso e ficou no ar na emissora até 2010, quando estes foram contratados pela TV Record. Também não podemos esquecer do eterno A praça é nossa do SBT e do show do Tom, com Tom Cavalcante na TV Record, programa apresentado por cinco anos na emissora. Já no início da década de 2010, surgiram novos humoristas como Marcelo Adnet, Tatá Verneck, Fábio Porchat e Gregório Duvivier, estes últimos, criaram o canal de internet Porta dos fundos, que foi um grande sucesso e acabou indo para o canal pago FOX, apresentando um programa humorístico todas as Terças-Feiras. No final da década de 2000, a Band comprou os direitos do humorístico Argentino CQC ( Custe o que custar), criando a versão Brasileira do programa, que ficou no ar durante sete anos todas as Segundas-Feiras na grade da emissora, tendo como objetivo juntar o humor e o jornalismo. Na bancada, nomes como Rafinha Bastos, Marco Luqui e o Veterano Marcelo Tas foram os apresentadores principais e nas reportagens, nomes como Danilo Gentili, que mais tarde apresentou o talk show humorístico diário Agora é tarde, Oscar Filho, Rafael Cortez e Mônica Iozi (Estes últimos foram para a Rede Globo após o término do programa), faziam todo mundo morrer de rir entrevistando políticos e celebridades. Também teve o Pânico na TV, programa de Rádio da FM Paulista Jovem Pan, que foi para a RedeTV em 2003 e em 2012, passou a integrar a grade da Band aos Domingos. Não podemos esquecer do Zorra Total, que surgiu na Rede Globo em 1999 e ficou na grade de programação de Sábado durante quinze anos e revelou novos humoristas como Maria Clara Gueiros, Fabiana Carla e Nelson Freitas, fazendo a alegria da galera com quadros e personagens diversificados.
Agora, quero falar mais específicamente de Marcelo Adnet, que começou sua carreira humorística em 2008 na MTV apresentando o programa Quinze minutos, que estourou na emissora e fez com que cinco anos depois, Adnet fosse contratado pela Rede Globo e em 2014, estreasse um programa que podemos chamar de TV pirata contemporâneo, o Tá no ar a TV na TV, um programa que faz críticas escrachadas e ácidas da situação atual do Brasil na política, na religião, no futebol, nas artes e no comportamento das gerações atuais. É um dos melhores programas de humor em minha opinião, a cada temporada, Adnet e sua equipe se superam cada vez mais. Outro programa humorístico da atualidade que é sensacional é o Vai que Cola, no canal por assinatura Multishow, é um programa que se passa em uma pensão no Meyer, subúrbio do Rio de Janeiro, com artistas da velha geração , como Catarina Abdala, interpretando a Dona Jô, a dona da pensão e da nova geração, como Paulo Gustavo, Marcos Magela e Samantha Chmuts, entre outros. É um programa cheio de situações inusitadas e engraçadas que caem no gosto dos telespectadores com facilidade. Sei que deixei outros programas de fora como Sai de baixo, Toma lá dá cá, Pé na cova, Escolinha do Professor Raimundo, entre outros e não comentei nmuito sobre os canais de humor na internet, mas o bacana disso tudo é que o humor vem evoluindo cada vez mais na TV Brasileira e cabe aos telespectadores dizerem se curtem ou não as novas formas e novos jeitos de se contar uma piada ou fazer uma crítica social. O importante é nunca perder o humor, seja em qualquer tipo de situação for. Sem humor, a vida não tem graça!

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s