CHICO BUARQUE: O HOMEM DAS MIL LETRAS

CHICO BUARQUE: O HOMEM DAS MIL LETRAS
Janaina Sá Brito
No último Domingo, realizei um grande sonho de minha vida, assisti um show de Chico Buarque. Foi um momento inesquecível, pois vi pela primeira vez no palco o compositor que eu ouvi durante minha infância e juventude e que há treze anos, foi o tema de meu trabalho de conclusão do curso de Letras da PUC de São Paulo onde me graduei. Foi um lindo show, deu para perceber que Chico está com um grande pique de palco no auge de seus 74 anos, acompanhado de uma banda de excelentes músicos. O que pude perceber melhor foi a grandeza de suas letras, a forma como ele usa a métrica e todos os elementos da poesia para encantar nossos corações. Seu último disco, Caravanas, mostra tudo isso. A música de abertura, denominada tua cantiga, mostra elementos do trovadorismo, um gênero literário que fala das cantigas de amigo e de amor, ao contrário do que muita gente disse quando esta música foi lançada há quase um ano, achando que ele estava incentivando a separação entre casais e cantando para uma mulher largada, coisas dos mimizentos das redes sociais.
Chico é muito atual em suas letras, sempre fazendo críticas sociais aos momentos que o país atravessa, mas dá para perceber também que ele amadureceu muito como escritor, pois quando ele aventurou-se nesta empreitada em 1991 lançando seu primeiro livro Estorvo, ele não foi muito feliz , pois era um livro confuso e fora dos padrões literários. Chico só amadureceu mesmo como escritor quando em 2009, lançou seu quarto livro, Leite derramado, onde conta a história de um homem decadente que já mais velho, conta suas memórias da juventude, quando era um homem rico e bem sucedido. Dias antes de seu show em Porto Alegre no Auditório Araújo Viana, Chico ganhou o prêmio da música Brasileira em duas categorias, a de melhor álbum com Caravanas e a de melhor música com Tua cantiga. Achei merecido esse prêmio, pois tanto a música quanto o disco são sensacionais.
Confesso, sempre gostei do Chico como cantor e compositor e nunca levei em conta suas posições políticas, nos tempos da ditadura eu entendi, mas atualmente, sou contra suas posições políticas, sei separar muito bem o joio do trigo, mas em um pedaço do show, houve um grande coro gritando Lula livre! Fiquei neutra, pois nessas horas, sempre é bom se aquietar, ainda mais em um país onde a polarização, o radicalismo e os mimimis imperam com muita força. Foi maravilhoso ouvir os clássicos do Mestre Chico e lembrar de momentos inesquecíveis de minha vida. Chico sempre foi o compositor que cantou e canta o amor, as relações entre casais, as mulheres , a política, a sociedade e todas as coisas que envolvem nosso Brasil. Pode-se dizer que Chico canta com alma e coração e sua voz suave e tranquila, nos traz paz e reflexão, ouvir um disco do Chico em um dia tranquilo, tomando uma boa taça de vinho, após ler um livro e de preferência em excelente companhia, traz uma imensa felicidade, pelo menos para esta que vos fala.
Encerrarei esta coluna indicando a todos os leitores que ouçam Caravanas e observem o quanto esse disco é bom, além dos arranjos maravilhosos, as letras são absurdamente especiais, primorosas, de excelente qualidade , ou seja, tem o selo Chico Buarque de qualidade! Vale a pena ouvir nas plataformas digitais e ter o vinil ou CD físico em casa, para curtir os encartes, cantar as músicas e viajar em mais uma obra do Mestre Chico Buarque. Eu recomendo!

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s