GASTROMANIA: A FEBRE DOS PROGRAMAS DE GASTRONOMIA NA TV BRASILEIRA
Janaina Sá Brito
A palavra Gastromania é um neologismo que inventei para definir a mania ou febre dos programas de gastronomia que há três anos são sucesso na televisão Brasileira nos canais abertos e fechados. Tudo começou em 2014, quando a Band exibiu a primeira temporada do Máster Cheff Brasil. Logo depois, vieram os concorrentes The taste Brasil e que seja doce, no canal pago GNT, passando depois pelos concorrentes batalha dos cozinheiros e batalha dos confeiteiros na Record. Essa febre começou nos Estados Unidos há oito anos , trazendo um recorde de público para os canais Americanos e logo em seguida veio para cá e o sucesso foi maior ainda.
Nos últimos sete anos, muitos profissionais de diversas áreas largaram a vida estressante dos escritórios para trabalhar com gastronomia, tornando-se Someliers, cheffs de cozinha e Mestres cervejeiros, abrindo seu próprio negócio ou dando aulas em escolas especializadas. Afinal, trabalhar com comida e bebida é uma coisa prazeirosa e divertida que relaixa, socialisa e agrega pessoas. Hoje, existem muitos restaurantes especializados em diversos tipos de comida, feirinhas gastronômicas, cervejarias e importadoras de vinhos, que reúnem o público que gosta desse ofício e quer aprender cada vez mais suas novas técnicas.
Agora, a febre das cervejas artesanais vem tomando conta do mercado e no último Domingo, 26 de Agosto, estreou no canal fechado Multishow, uma competição promovida pela cervejaria artesanal Eisenbahn, para escolher o melhor Mestre cervejeiro do Brasil. É incrível como em tempos de crise essa febre venha aumentando e a gastronomia venha se reinventando em todos os sentidos, pois até os sanduiches e doces mais simples como o Hamburger e o Brigadeiro, tornaram-se pratos gourmet. Será que futuramente esse mercado continuará crescendo ou não passará de uma simples mania momentânea? Só resta esperar e seguir apreciando as novas delícias que surgem por aí.