INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL DO RJ: O DESCASO COM A CULTURA NO BRASIL

INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL DO RJ: O DESCASO COM A CULTURA NO BRASIL
Janaina Sá Brito
O incêndio do Museu Nacional do Rio De Janeiro ocorrido no último Domingo nos fez entender que existe um grande descaso do Governo Federal Brasileiro com a cultura, ou seja, a verba que o MEC diz ter destinado ao Museu para a pesquisa não foi repassada corretamente e além disso, houve uma diminuição do valor destinado . Isso tudo é uma forma de entender que a cultura neste país assim como a educação não são prioridades na folha de pagamento do Governo. É triste ver esse tipo de situação acontecendo com um patrimônio histórico Nacional e cultural , fazendo abrir-se uma grande discussão sobre o cuidado e a manutenção dos Museus Brasileiros, pois o que se nota em todas as capitais é que o Brasileiro não tem o hábito de levar seus familiares e amigos nos finais de semana para ver exposições e eventos culturais, o público que frequenta Museus é muito seleto, formado geralmente por Professores, Poetas, Escritores, Artistas plásticos, Filósofos e crianças que os visitam com sua Escola em excursões durante o ano.
Lembro quando criança, que o MEC promovia programas culturais Radiofônicos durante a semana e nos finais de semana para ensinar matérias Escolares e aos Domingos, mostrar a história da música Brasileira, o saudoso projeto Minerva, eu particularmente adorava ouvir esses programas, eram muito bons e eu aprendia muita coisa interessante.
O projeto Minerva ia ao ar de Segunda a Sexta após a voz do Brasil das 20 ás 21 Hs e aos Domingos das 09 ás 10 Hs da manhã em todas as emissoras AM Brasileiras dos anos 70 aos anos 90. O projeto Minerva era uma parceria do MEC com a Fundação Roquete Pinto. O pior de tudo isso é que o MEC que era o Ministério da educação e cultura, passou a se chamar Ministério da cultura, mas afinal, cadê o investimento na cultura? Mesmo sabendo que há quatorze anos já foram solicitadas melhorias no Museu Nacional, o Governo nunca deu bola e só agora com este triste acontecimento, resolveu abrir os olhos e tomar providências.
De que adianta reconstruir o Museu se muitas peças que eram verdadeiras não poderão ser reconstituídas? Alguém vai ressucitar as múmias? Como? Com varinha de condão? E os fósseis? Os dinossauros? Só sobrou um meteorito, pois este resiste ao fogo, mas o resto? Não tem como recuperar nada, a única possibilidade existente é consultar o arquivo digital do Museu Nacional na internet para uma eventual pesquisa Escolar ou Universitária. Como ficam os estudantes de ensino fundamental e médio e os Universitários que precisarem ir até o Museu para fazer uma pesquisa física? Agora está tudo reduzido a pó, não tem mais como mudar nada, todo o trabalho de tantos anos feito por pesquisadores de História, Geologia, Biologia, Arqueologia, Paleontologia e Engenharia Ambiental foram para o espaço, agora, não dá mais para chorar sobre o leite derramado, qualquer providência a ser tomada agora não suprirá os grandes prejuízos. Só nos resta esperar que o próximo Governante que assumir o país após as eleições ponha a cultura como prioridade máxima no orçamento da União. Só nos resta agora lamentar e aguardar os próximos acontecimentos.

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s