A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO

A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Janaina Sá Brito
A comunicação é muito importante em nossa vida, pois nos ajuda a interagir com as pessoas e resolver problemas pessoais e profissionais, diariamente, nos comunicamos desde a hora que acordamos até a hora de deitar, mas alguém já se deu conta de que esta prática tão corriqueira em nossa vida passou por uma grande evolução até chegar onde está? Pois é, a comunicação veio se desenvolvendo desde que o homem chegou ao mundo. No início, os homens das cavernas faziam desenhos na pedra, depois, os nativos passaram a enviar sinais de fumaça , aí, os piratas passaram a enviar mensagens em bilhetes dentro de uma garrafa , esta era jogada ao mar e enviada para o remetente. Depois, surgiram os correios e telégrafos, que enviavam cartas e telegramas. Para inovar ainda mais, surgiu o telefone, que diminuiu a distância entre as pessoas. Muito tempo depois, no início dos anos 90, surgiu o telefone celular, que permitia que as pessoas pudessem se comunicar de onde estivessem, sem precisar ir até um orelhão para ligar para alguém. No meio dos anos 90, com o surgimento da internet, surgiram os E-mails, cartas eletrônicas que eram enviadas por computador e chegavam de forma mais rápida até as pessoas. Nos anos 2000, com a passagem da internet discada para a internet banda larga, surgiram as redes sociais, o Orkut, o Twitter e o Facebook. Além das redes sociais, surgiram também as redes de conversa ou bate-papo, como o ICQ, MIRC e o MSN Messinger, ainda nos anos 2000, surgiram o Skype, que propiciava aos usuários uma conversa por áudiochamada e videochamada e em 2009, surgiu a internet móvel com o sistema 3G, que permitiu que os telefones celulares transformassem-se em smartphones e pudessem utilizar as redes sociais em sua lista de aplicativos. Além do Orkut, do Facebook, do Twitter e do MSN móveis, surgiram o Whatsapp, o Viber, o Telegram e o Instagram, uma rede social móvel de fotos. O Whatsapp, o Viber e o Telegram, são redes móveis de bate-papo, que acabaram extinguindo o MSN, que acabou sendo comprado pelo Skype, que também tem sua versão móvel. O Facebook também criou o Facebook messinger, que é utilizado também em smartphones para conversar. As ligações via celular e os SMS, os populares torpedos, caíram em desuso por conta dessa infinidade de meios de comunicação móveis, mas os campeões ainda são o Whatsapp e o Facebook messinger, além de enviar textos, pode-se enviar áudios e vídeos para as pessoas, mas já ia esquecendo de falar de um outro meio de comunicação existente nos anos 90, mas que foi substituído pelo SMS para enviar mensagens de texto que é o bip ou teletrim, um aparelhinho que é conectado através de uma central para onde as pessoas ligam dando um código para enviar uma mensagem, isso acabou não vingando por muito tempo.
O mais interessante de tudo isso, é que os smarphones acabaram fazendo os telefones fixos caírem em desuso e a cada dia a comunicação está na palma de nossa mão, evoluindo cada vez mais, é interessante que isso faz com que as pessoas se calem e só digitem, mas o que será que vai acontecer no futuro? Quais as outras formas de comunicação surgirão? Será que os robôs substituirão os smartphones assim como os aplicativos estão substituindo a mão de obra humanizada? A internet das coisas continuará evoluindo? Tudo isso, só o futuro dirá!

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s