CUIDADO COM AS FALSAS MENSAGENS!

ck oaparams=2__bannerid=1046__…
Desconfie de mensagens no WhatsApp com famosos que apoiam candidatos. Uma foto da cantora Ivete Sangalo foi usada em duas montagens, uma a favor de Bolsonaro e outra a favor de Lula
Avessa a manifestações políticas, artista é uma das celebridades envolvidas involuntariamente em “fake news”. (Foto: Reprodução)
16 de outubro de 2018 Brasil, CAD1, Capa – Caderno 1, Notícias, Política
O médico, escritor e colunista Drauzio Varella já foi confirmado como Ministro da Saúde de Jair Bolsonaro (PSL) e de Fernando Haddad (PT) em montagens replicadas em grupos de WhatsApp. Nos dois casos, as informações são falsas.
“Pelo visto, serei ministro dos dois candidatos. Só que ninguém me procurou e, se procurasse, eu não aceitaria”, ironizo – ele inclusive já havia assinado um manifesto contra o candidato do PSL. Dráuzio acrescentou um pedido ao “Folha Informações”, canal de checagem de boatos e notícias falsas do jornal “Folha de S.Paulo”, desmentisse mais uma imagem no aplicativo colocando o seu nome entre possíveis ministros de Bolsonaro.
Avessa a manifestações políticas, a cantora Ivete Sangalo foi outra celebridade que teve a sua imagem usada em duas montagens, uma favorável a Lula e outra favorável a Bolsonaro, ambas falsas. Na fotografia original, Sangalo segura uma camiseta branca em apoio, na verdade, a um hospital.
A atriz Luana Piovani também foi protagonista de uma notícia falsa. Um áudio declarando voto em Bolsonaro foi atribuído à ela, que diz que jamais votaria no deputado federal. Segundo Piovani, Bolsonaro é um extremista cujas ideias não condizem com a contemporaneidade.
“Eu sou totalmente contra o PT e sou totalmente contra o Bolsonaro, não acho que ele seja a solução, [com ele] há uma grande chance da gente retroceder nos direitos”, disse a atriz em seu canal no YouTube.
Outros famosos que também foram alvos de mentiras compartilhadas nas redes sociais e no WhatsApp, e que tiveram os boatos desmentidos pelo “Folha Informações” e projeto “Comprova” foram o apresentador José Luiz Datena, o cantor Lulu Santos, o comunicador Silvio Santos, os padres Marcelo Rossi e Fábio de Melo, Sandy, a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó e o cantor e compositor Gilberto Gil.
Espiritismo
No último mês, uma mensagem creditada a uma suposta mensagem psicografada por Chico Xavier seria uma citação a Jair Bolsonaro. Replicado em grupos pró-PSL, a mensagem fala sobre o destino do Brasil.
“No fim de tudo vai aparecer vai aparecer um homem franco, sincero e leal, que montado em seu cavalo branco e com sua poderosa espada, dará uma nova dimensão e personalidade nos destinos do Brasil. (…) [O homem] será combatido e criticado por seu temperamento e atitudes, mas ele contará com a proteção das forças supremas,” dizem trechos.
Segundo a assessoria da Federação Espírita Brasileira, a mensagem já foi atribuída para outras pessoas em outros momentos. “Já foi sobre o juiz Sérgio Moro e sobre o senador Ronaldo Caiado [eleito governador de Goiás pelo DEM]”, diz a entidade.
Para confirmar a veracidade, a Federação Espírita Brasileira fez uma checagem em arquivos e consultou pesquisadores e médiuns que atestam: nem Chico Xavier e muito menos o espírito André Luiz foram autores, sob qualquer circunstância – física ou metafísica – da mensagem.

FONTE: JORNAL O SUL
WWW.osul.com.br

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s