O TÉDIO DA ERA DIGITAL

O TÉDIO DA ERA DIGITAL
Janaina Sá Brito
Nos últimos cinco anos, a internet das coisas vem crescendo e tomando cada vez mais conta de nossa vida diária através do uso de dispositivos móveis, usamos a internet para pedir um transporte, comer, pagar contas e fazer transferências bancárias e compras, ouvir música, ver filmes, ler livros e estudar. Isso facilitou muito a vida das pessoas, pois todos trabalham muito e não tem condições de se deslocar de um local para outro para resolver tarefas práticas do cotidiano, além do mais, o trânsito nas grandes cidades cresceu e piorou muito a situação urbana de hoje.
Só que ao mesmo tempo que esta ferramenta facilitou nossa vida, também gerou o fim do consumo e da produção de mídias físicas ( CD’s e DVD’s) e a baixa do consumo de livros impressos, fazendo com que as grandes livrarias e lojas de CD’S e DVD’s fechem as portas , mesmo com a volta do vinil e da fita k7, ainda com preços altos e não populares. Para mim como consumidora de música, filmes e livros, é um tédio, esse sempre foi um dos meus grandes prazeres que desde criança me divertia e me atraía. Sempre gostei de entrar em uma loja de discos e em uma livraria , ver os lançamentos e comprar os livros, discos, fitas, vídeos VHS, CD’s e DVD’s que faziam a minha cabeça, hoje, sinto um tédio muito grande ao saber que esse prazer está chegando ao fim, que graça vai ter a vida sem isso? Será que vale tanto a pena assim viver com as facilidades da era digital? Como vamos viver em um mundo onde tudo é virtual e vai para a nuvem? Acho que daqui a pouco vou entrar em depressão, pois meu grande prazer vai deixar de existir e tudo vai se restringir.
O mundo está perdendo a graça, tudo é virtual, inclusive o contato com as pessoas que amamos, então para que tanta robotização? Semana retrasada, vi uma matéria no programa Estúdio I no canal Globo News dizendo que até 2022 o homem só falará com a máquina, se continuar assim, o ser humano vai deixar de existir, pois além das mídias físicas, várias profissões vão se extinguir e ninguém mais terá espaço no mercado de trabalho, a não ser os robôs. É o fim do atendimento humanizado. Isso tudo me dá calafrios e me deixa paranóica e triste, mas tenho que encarar que essa é a nova realidade e não poderei fugir dela, então, só me resta me adaptar e seguir a vida. Que venha o mundo digital!

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s