FALA PCD! DESAFIO NATIVISTA DA INCLUSÃO

FALA PCD!
DESAFIO NATIVISTA PELA INCLUSÃO
Janaina Sá Brito
O jornal do almoço, jornal local da RBSTV Porto Alegre, afilhada da Rede Globo no Rio Grande Do Sul, apresenta todos os anos a série “Desafio Farroupilha”, comemorativa ao vinte de Setembro, data de início da revolução farroupilha no RS, este ano, a série de seis episódios teve uma pauta muito especial, a inclusão social e a acessibilidade. O Repórter Giovanni Grizotti e a dupla de Músicos nativistas César Oliveira & Rogério Melo, acompanharam a rotina da Gaiteira Natália, uma menina de dezesseis anos que nasceu cega e era apaixonada pelas tradições Gaúchas e tinha como referência a cantora nativista Berenice Azambuja. Natália se apresenta pelos CTG’s (Centros de tradições Gaúchas ) pelo interior do Estado cantando e tocando sucessos da música regional. O desafio farroupilha deste ano foi fazer com que Bailarinos de danças nativistas ensaiassem uma coreografia de olhos vendados para ser apresentada no ENART( encontro de artes Regionais de Santa Cruz do Sul –RS). Para isso, os apresentadores da série contaram com a ajuda do grupo de danças folclóricas do CTG lanceiros do ouro negro, de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre.
Durante três meses, César, Rogério, Giovanni, Natália e os Bailarinos percorreram CTG’s do Interior do RS para mostrar a todos um ensaio aberto onde os Bailarinos vendavam os olhos e ensaiavam a coreografia , vivendo e sentindo na péle o que é fazer movimentos sem enxergar absolutamente nada. Para ajudar nessa missão, foi convidado um grupo de surdos que acompanhou tudo através de Libras (Linguagem Brasileira de sinais).
Ontem, no último episódio da série, o grupo se apresentou no ENART em Santa Cruz Do Sul , César, Rogério e Natália cantaram e tocaram uma música que fala de olhar com o coração e participar da inclusão sem nenhum tipo de preconceito. Os Bailarinos e os cantores emocionaram o público do festival e deram uma lição de vida para todos aqueles que não tem noção de como é a vida dos PCD’s dentro de suas limitações. Todos os episódios da série foram transmitidos com audiodescrição e Libras para que os surdos e deficientes visuais pudessem sentir toda aquela vibração positiva passada pelos participantes do desafio.
Quem quiser assistir a série completa, pode ligar a TV hoje no Fantástico a partir das 20:30 Hs e também pode acessar o site do G1RS . Que essas iniciativas continuem tomando conta do cotidiano das pessoas e que a inclusão seja prioridade no dia-à-dia .
FONTE: JORNAL DO ALMOÇO DATA: 24/11/2018 RBSTV PORTO ALEGRE-RS
http://www.g1.com.br/rs

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s