LITERATURA: O FIM DE DOIS IMPÉRIOS LITERÁRIOS.

LITERATURA
O FIM DE DOIS IMPÉRIOS LITERÁRIOS
Janaina Sá Brito
Na semana passada, fomos surpreendidos com a notícia do pedido de intervenção judicial e do fechamento das Livrarias Cultura e Saraiva, as maiores Livrarias do Brasil, deixou a todos nós leitores muito tristes, pois não teremos mais a alegria de ir comprar um livro recém-lançado, com a capa novinha e bonita e a oportunidade de viajar em uma nova história, além de presentear alguém com um livro de qualquer gênero em datas festivas ou de surpresa. Já não temos mais as lojas de CD’s e DVD’s e mesmo com a volta do vinil, não mais terá loja física para vendê-lo. Tem leitores mais conservadores que ainda preferem comprar livros antigos em sebos, mas confesso que não gosto disso, já comprei dois livros em sebo nos tempos da Faculdade, mas foi só uma vez. Depois, quando comecei a fazer as cadeiras (matérias) de Literatura Brasileira, uma colega indicou-me a comprar os livros com desconto na Livraria Cultura e desde então, sou cliente deles há quatorze anos. Confesso que sempre tive uma certa decepção com a Livraria Saraiva por nunca ter na loja os itens que eu achava no site, pois tenho receio de fazer compras pela internet, mas infelizmente esse é o futuro. São os novos tempos, além da crise financeira , política e econômica que o Brasil vem atravessando há seis anos, outro fator caótico que fez essas Livrarias fecharem, foi o consumo excessivo de livros e dicionários comprados em aplicativos de celular e tablet, os livros digitais, isso foi a gota d’água, mas confesso que sempre fui uma leitora voraz e apaixonada, principalmente depois que me formei na Faculdade de Letras há treze anos, pois durante o curso, os Professores exigiam muitas leituras e aí então, fui me puxando até pegar o gosto definitivo por esse hobby.
Já disse em uma das minhas colunas e repito , a era digital está deixando o mundo sem graça, tudo que nos socializava, alegrava e dava prazer está indo embora. Já acabaram os fliperamas, as locadoras de vídeo, as lojas de discos e agora também as Livrarias! Além da comodidade, conforto e variedade de livros, as Livrarias também tinham cafeterias, onde as pessoas podiam conversar saboreando delícias. As Livrarias também proporcionavam a venda não só de livros literários, como também livros técnicos e didáticos para Escolas e Faculdades e nos últimos quinze anos, também proporcionavam aos clientes a venda de CD’s e DVD’s, além dos cartões presente, que proporcionavam aos clientes que os ganhavam, escolher um ou mais itens, dependendo do valor. Essa notícia da crise do mercado livreiro também faz com que as feiras do livro, principalmente a Bienal de São Paulo e a feira do livro de Porto Alegre a terem seus dias contados, pois esses dois eventos são importantíssimos para esse mercado.
Não estou de acordo, não gosto e sou contra, não tenho confiança em comprar qualquer item pela internet e acho que daqui a pouco, vou me matar, pois não dá mais para viver em um mundo em que o prazer e a socialização estão acabando. Justo agora que após uma perda de visão que tive há seis anos estou voltando às minhas leituras através de um aplicativo de celular que escaneia e lê todos os livros não poderei mais comprar meus livros fisicamente? Que decepção! Podem me chamar do que quiserem, mas não concordo e jamais concordarei. Quem fala aqui é uma leitora e não uma Escritora e Professora cabeçona, não estou feliz com isso! Lamentável, mas é a vida, fazer o quê? Desculpem meu sincero desabafo meus queridos leitores, mas não podia deixar de me expressar nesta coluna sobre isso. Vida que segue!

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s