COMPORTAMENTO: PERDA E LUTO: COMO LIDAR COM TUDO ISSO?

COMPORTAMENTO:
PERDA E LUTO: COMO LIDAR COM ELES?
Janaina Sá Brito
A prematura morte do Jornalista Ricardo Boechat me fez refletir sobre a questão da perda e do luto e de como lidar com tudo isso de forma sensata e equilibrada. Confesso, senti tanto a morte do Boechat, do mesmo jeito que eu senti a morte de Kurt Cobain e Ayrton Senna há 25 anos e também a morte de todos que amei e que deixaram um grande legado em minha vida.
Muitos se preocupam com o estado emocional de quem fica no momento em que perde alguém e tem receio de que este se deprima profundamente e tenha um surto emocional por não saber superar esta dor e tocar a vida para a frente, só que o luto tem que acontecer e ser respeitado. Nos primeiros dias após a perda de uma pessoa amada, precisamos curtir o luto para podermos assimilar tudo que aconteceu e nos prepararmos para a nova realidade, nós seres humanos somos tomados por uma sensação provocada pelo nosso cérebro e transmitida pelo nosso emocional chamada resiliência, que significa a capacidade que o nosso psicológico tem de superar traumas. É um impulso automático, após um trauma, nosso cérebro acende um sinal vermelho que mostra que precisamos superar este trauma de alguma forma, aí o sinal verde da resiliência é acionado e tudo volta ao normal, fazendo com que haja uma reinvenção dentro de nós.
Confesso, já perdi ídolos, parentes, amigos e amores e curti o luto no momento certo, pois a cada perda, sentia uma sensação de que o universo havia feito uma grande cirurgia dentro de mim e arrancado algo ou um órgão muito importante do meu corpo, deixando em mim uma enorme incisão que demorava para cicatrizar, depois ela fechava e eu superava tudo e tocava o barquinho normalmente, mas com uma grande sensação de aprendizado. É por essas e outras que vejo a cada dia que o ser humano é surpreendente e capaz de coisas que até Deus duvida. Isso não é um dom, mas uma função liberada por nosso cérebro e inteligência emocional.
Portanto, curtam o luto, chorem tudo o que tem que chorar, ponham tudo o que estão sentindo para fora, compartilhem sua dor com seus amigos mais amados, toquem o barquinho, reinventem-se! Tudo vai passar, faz parte de nossa existência, crescimento e evolução espiritual . Vai dar tudo certo! Bola pra frente! A vida é bela!

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s