POLÍTICA: REESCREVENDO A HISTÓRIA DO BRASIL

POLÍTICA:
REESCREVENDO A HISTÓRIA DO BRASIL
Janaina Sá Brito
Em 130 anos de República, nosso país teve várias trocas de Presidente e vários fatos históricos, mas não tão inusitados como os que ocorreram nos últimos 27 anos ( 1992-2019). O primeiro deles foi o impeachment do Presidente Fernando Collor de Melo (1992), o segundo foi o impeachment da Presidente Dilma Rousseff (2016), o terceiro foi a prisão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva (2018) e o quarto foi a prisão do ex-Presidente Michel Temer (2019).
Sabemos que a corrupção existe no Brasil desde os tempos da Monarquia, como conta a trilogia 1808, 1822 e 1889, do Jornalista Laurentino Gomes. Claro que alguns presidentes renunciaram ( Jânio Quadros 1961) e outros morreram ( Getúlio Vargas 1954 ) e Tancredo Neves (1985), fora o troca-troca Presidencial ocorrido durante o golpe militar de 1964, mas estou falando específicamente dos fatos mais recentes.
Do ponto de vista estatístico, podemos dizer que tivemos dois Presidentes impichados e dois presos, mas a corrupção continua imperando no Brasil, mas com o início da operação lava a jato há cinco anos, podemos dizer que o sinal vermelho da impunidade está se acendendo com força e que a nossa voz continua sendo ouvida através de movimentos e manifestações pelo país afora. Isso é muito bom, pois como diz o ditado, a voz do povo é a voz de Deus. Não dizem por aí que Deus é Brasileiro? Pois é, acho que sim! Bem, é melhor não misturar religião com política, pois pode dar confusão e os mimimis de plantão virem me incomodar, mas quero dizer que nessas horas me dá vontade de voltar a estudar no ensino fundamental e médio só para ouvir os Professores de História contarem toda a História do Brasil atualizada e ver a forma com que os livros didáticos a interpretam hoje. História sempre foi uma das minhas matérias preferidas e sempre tirei notas altas. Confesso, na hora de preencher a ficha da inscrição do vestibular, coloquei como primeira opção Jornalismo e na segunda opção, quase coloquei História, mas no último momento troquei para Letras e passei em quinto lugar na segunda chamada nessa opção e por ironia do destino, acabei me formando nesse curso, mas o bichinho da comunicação falou mais alto e voltei a desejar me graduar em Jornalismo. Não adianta, quando o bichinho da comunicação nos morde, não tem jeito! Cá estou eu no Jornalismo, escrevendo minhas colunas semanais no Antenada, compartilhando minha opinião com vocês sobre todos os assuntos.
Bem, para fechar, só tenho a dizer que temos que aguardar os quatro anos do Governo Bolsonaro para ver se vai rolar mais algum fato novo para complementar a nova História do Brasil. Quem sabe não rola outra surpresa? Nunca se sabe!, né? Tudo pode acontecer! Parafraseando o slogan de uma grande emissora FM de Rádiojornalismo, em quatro anos, tudo pode mudar!

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s