MÚSICA: 25 ANOS SEM KURT COBAINN

MÚSICA:
25 ANOS SEM KURT COBAIN
Janaina Sá Brito
Hoje, dia 03 de Abril de 2019, faz 25 anos da morte de Kurt Cobain, vocalista e guitarrista do Nirvana, a banda mais revolucionária dos anos 90. Seu suicídio com uma bala na cabeça fez muitos corações de fãs do Nirvana sangrar, inclusive o meu.
Neste dia, esta que vos fala completava vinte anos e ouviu a notícia pelo rádio. Confesso que tomei um grande choque, jamais imaginei que Kurt fosse capaz de uma atitude dessas, mas dezessete anos depois, quando li sua biografia entitulada “ Mais pesado que o céu”, de Charles R. Cross, entendi o que se passava em sua cabeça. Kurt foi um menino bipolar que sofreu um grande trauma com a separação dos pais aos nove anos de idade e desde essa época, viveu introvertido só fazendo loucuras.
Kurt não conseguiu colher os louros da vitória com o sucesso estrondoso do Nirvana após o lançamento do disco Nevermind em 1991 e só se destruiu, o Nirvana deu um up no Rock que voltou com tudo no início dos anos 90 com Guns N’ Roses e Skid Row. A chegada do movimento grunge revolucionou o Rock de forma inusitada, sensacional, bandas de Seatle com sonoridade diferenciada, roupas despojadas, mas com muito estilo. Seu som era meio suave e meio barulhento, mas levava o público ao delírio. Além do Nirvana, também surgiram as bandas Alice In Chains, Pearl Jam e Soundgarden. A única de todas elas que está sobrevivendo até hoje é o Pearl Jam, sempre se reinventando musicalmente e trazendo novas surpresas em cada álbum que lança.
Confesso, não era tão fã assim do Guns e do Skid Row, mas o Nirvana me fez gostar de Rock, o disco Nevermind mudou a minha vida e todos os discos do Nirvana me fizeram muito a cabeça, foi amor aos primeiros acordes da música “ Smells Like Teen Spirit”, que abre o disco Nevermind. Quando Kurt se foi, senti pela primeira vez a dor da perda de um ídolo e chorei como se tivesse perdido alguém muito próximo de mim, mas hoje entendi o porque de tudo isso e tive pena dele, pois era nada mais nada menos que um menino angustiado precisando urgentemente de ajuda psicológica e psiquiátrica para resolver seus traumas, além de pessoas que o entendessem de verdade. Recomendo a todos que leiam essa biografia e reflitam sobre as atitudes de Kurt e conheçam toda a história do grunge e da carreira meteórica do Nirvana.

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s