MEMÓRIA: 25 ANOS DE 1994

MEMÓRIA:
25 ANOS DE 1994
Janaina Sá Brito
Este ano, completei 45 anos em Abril e me dei conta que um dos anos mais emblemáticos e intensos da década de 90 está completando 25 anos. 1994 foi um ano lindo, triste e alegre ao mesmo tempo, surpreendente e inusitado, onde muitas coisas aconteceram e tivemos que viver uma emoção atrás da outra.
Em 94, o carnaval foi polêmico, pois todos os jornais noticiavam a aparição do Presidente Itamar Franco no camarote da Globo no Rio acompanhado da Modelo Lilian Ramos vestindo uma camiseta e sem calcinha, a foto foi mostrada em todos os jornais e revistas Brasileiros, colocando o Presidente da República em uma saia justíssima. 94 foi um ano de muitas perdas importantes como Ayrton Senna, Kurt Cobain, Tom Jobim, o Cantor Italiano Domenico Modogno e o Cantor Tonico, membro da dupla sertaneja Tonico & Tinoco. Também tivemos momentos de grande alegria, como a conquista do tétracampeonado Brasileiro na Copa do Mundo dos Estados Unidos, a eleição Presidencial em que Fernando Henrique Cardoso vence pela primeira vez e dá um up na economia Brasileira após o impeachment de Fernando Collor De Melo ocorrido dois anos antes . A política também trouxe escândalos no ano de 94, quando o Ministro da economia Rubens Ricúpero fala no intervalo do Bom dia Brasil para seu cunhado e âncora do telejornal matutino Carlos Monfort sobre o ajuste que este faria nos preços dos eletrodomésticos, após a chegada do plano Real. Para quem não se lembra, a conversa vazou via satélite e caiu em uma antena parabólica e esta foi mostrada para todo o Brasil no Jornal Nacional de 03 de Setembro de 1994, fazendo com que Ricúpero pedisse demissão do cargo bem no auge da campanha presidencial de FHC.
Também podemos destacar lançamentos musicais bem sucedidos do ano de 94 no Rock, no Pop e na MPB. Gilberto Gil renasce das cinzas e lança o maravilhoso disco “MTV Unplugged”, destacando como hit de abertura, a música “ A novidade”, em parceria com Herbert Viana, gravada oito anos antes no disco “selvagem”, dos paralamas do sucesso em versão Pop e regravada por Gil em versão Reggae. Outros discos maravilhosos do ano de 94 foram “Dookie”,, do Green Day, “Superunknow” do Soundgarden, “Severino”, dos paralamas do sucesso, “Calango”, segundo disco do Skank, “Assim caminha a humanidade”, de Lulu Santos, os primeiros discos do Raimundos, Mundo Livre S/A e Chico cience & Nação Zumbi, revolucionando o Rock Nacional , o lindíssimo “Cor de Rosa e carvão”, de Marisa Monte e o disco experimental de world music “No quarter”, de Robert Plant & Jimi Page. Por falar em Led Zeppelin, não podemos deixar de falar do belíssimo show de Robert Plant no Hollywood Rock, que também teve a brilhante presença do Aerosmith, que renasceu das cinzas em 93, com o lançamento do genial disco “Get a grip”.
Na televisão, podemos destacar a estréia do remake da novela “A viagem”, de Ivani Ribeiro na Globo, onde o Ator Guilherme Fontes fez muito sucesso interpretando o bad boy Alexandre. No cinema, Tom Hanks fez muito sucesso com os filmes “Filadelphia” e o lindíssimo e inspirador “Forest Gump o contador de histórias”, que ganhou o Oscar de melhor filme no ano seguinte. Na literatura, podemos destacar o lançamento dos livros “Chateau o Rei do Brasil”, de Fernando Morais, “nada é por acaso”, da Escritora espírita Zíbia Gaspareto, “nada dura para sempre”, de Sidney Sheldon e o maravilhoso “comédias da vida privada”, de Luiz Fernando Veríssimo, que no mesmo ano virou especial , fazendo tanto sucesso e acabou virando série na Globo no ano seguinte.
Podemos dizer que o ano de 94 foi um ano especial, confesso, para mim foi tudo que eu acabei de dizer, mas também com a ressalva de que na época, eu tinha vinte anos, tinha sede de buscar conhecimento , curtir uma balada, conviver com jovens como eu e fazer faculdade de Jornalismo, além de terminar meu curso de Inglês que havia interrompido no ano anterior por causa de duas cirurgias oftalmológicas. Conseguí fazer tudo isso, aproveitei minha juventude ao máximo e posso dizer que sinto muitas saudades de 94, foi um dos melhores anos da década de 90 em minha opinião. Agora, só resta recordar.

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s