LIVROS: MARCAS DE UM DESASTRE NUCLEAR

LIVROS:
MARCAS DE UM DESASTRE NUCLEAR
Janaina Sá Brito
Aproveitando a exibição da série “Tchernobil “ no canal pago HBO, resolvi ler o livro “vozes de Tchernobil: a história oral de um desastre nuclear”, da Jornalista e Escritora Svetlana Alexievitch, lançado em 2016. O livro é emocionante e mexe conosco, pois traz depoimentos de todos os sobreviventes do acidente nuclear ocorrido em Abril de 1986 em Tchernobil na Ulcrânia, extinta União Soviética. Foi um grave acidente, que gerou grandes sequelas e consequências na vida dos habitantes desta cidade e fez com que muitos moradores locais e cientistas se revoltassem contra o governo de Mikail Gorbachov, que não deu muita atenção para o caso, prestando assistência às famílias das vítimas que se foram neste desastre e à população que sobreviveu.
É um livro bem interessante para quem gosta de jornalismo investigativo e também para quem como eu era adolescente em Abril de 86 e viu todas as matérias sobre este trágico acidente nos principais telejornais Brasileiros da época. No ano seguinte, um acidente nuclear igual aconteceu em Goiânia e foi provocado por uma explosão do material nuclear Césio 137, provocando as mesmas sequelas e consequências na população local. Para quem não sabe, hoje, 33 anos depois, Tchernobil virou ponto turístico de visitação de pessoas do mundo inteiro, mas nem toda a cidade pode ser visitada, pois ainda existem pontos isolados que tem grandes focos de radioatividade .
Vale muito a pena ler este livro e a série do canal HBO é sensacional, ela tem cinco capítulos e recomendo que seja assistida logo após a leitura do livro, para ter um parâmetro maior de entender todo o processo deste acidente nuclear que chocou o mundo nos anos 80.
O QUE? Livro: vozes de Tchernobil: a história oral de um desastre nuclear. Autora: Svetlana Alexievitch. Companhia das Letras, 2016, 384 páginas.
QUANTO? R$ 57,90 em média.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas, mandem E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s