TV: OS TRINTA ANOS DE “TOP MODEL”

TV:
OS TRINTA ANOS DE “TOP MODEL”
Janaina Sá Brito
Na última Quarta-Feira, dia 18 de Setembro, completaram-se trinta anos da estreia da novela teen global “Top Model”. Foi uma das novelas dos anos 80 que mais gostei e que marcou minha adolescência. Foi a primeira novela teen da Rede Globo e que agradou em cheio ao público em geral, principalmente os adolescentes.
“Top Model” mostrou tudo que era moda na época e o ambiente praieiro Carioca mexia com a nossa cabeça. A trilha sonora Nacional e Internacional da novela é maravilhosa do princípio ao fim e tenho os discos até hoje.
Confesso, dancei muito ao som de “Oceano” de Dijavan e “Right Here Waiting” de Richard Marx, ambos temas dos protagonistas Duda e Lucas, interpretados por Malu Mader e Taumaturgo Ferreira. Outro grande destaque da novela, era o surfista quarentão Gaspar, com seus filhos adolescentes com nomes de artistas famosos. Também adorava o surfista Saldanha (Sal), interpretado por Evandro Mesquita. Para quem não sabe, Atores e Atrizes como Adriana Esteves, Marcelo Faria, Gabriela Duarte, Flávia Alessandra e Zezé Polessa estrearam nessa novela. Outra curiosidade é que o Deputado Federal Alexandre Frota fazia par romântico com a Atriz Suzi Rego, a Modelo Carla, concorrente de Duda .
“Top Model foi escrita por Walter Negrão e Antônio Calmon e dirigida por Roberto Talma. Para quem não sabe, Antônio Calmon foi o criador do filme “menino do Rio” e do seriado “armação ilimitada”. Por essa razão que o clima praieiro predominou muito na novela, pois esta sempre foi sua temática em trabalhos anteriores. Depois disso, Calmon escreveu mais novelas teens nos anos 90 como “Vamp”, “Olho no olho”, “Cara e coroa” e “Corpo dourado”. Em 1993, Calmon também escreveu a minissérie “Sex appeal”, que marcou a estreia das Atrizes Luana Piovanni e Daniele Winitz na TV. Em 2001, Calmon escreveu uma das novelas mais legais da década seguinte, a bem humorada “Um anjo caiu do céu”, que alguns críticos consideram um fracasso, mas que eu gosto muito.
“Top Model “ foi reprisada duas vezes, a primeira, de Janeiro a Julho de 1991 no “vale a pena ver denovo” na Rede Globo e de Dezembro de 2011 a Setembro de 2012 no canal Viva. Assisti as duas reprises e assistiria novamente quantas vezes reprisasse, pois eu amo de paixão essa novela. É uma pena que a Som Livre não a lançou em DVD, pois se lançasse eu compraria com muito prazer, confesso que cada vez que a novela chegava ao fim, mesmo nas reprises, eu ficava triste, pois ela tem gostinho de quero mais. Então, só me resta recordar e ouvir novamente a trilha sonora para relembrar os bons momentos.
Quer sugerir pautas, elogiar, comentar ou criticar? Então é só enviar um E-mail para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s