MÚSICA: OS TRINTA ANOS DE “AS QUATRO ESTAÇÕES”

MÚSICA:
OS TRINTA ANOS DE “AS QUATRO ESTAÇÕES”
Janaina Sá Brito
Hoje, dia 26 de Outubro de 2019, completam-se trinta anos do lançamento de um dos melhores discos da Legião Urbana, “As quatro estações”. Lembro quando foi veiculada uma grande campanha publicitária na TV e todas as emissoras de Rádio tocavam a música “Há tempos”, que abria o disco e era a primeira música de trabalho da banda. Dois meses depois, em Dezembro de 1989, começaram a pipocar nas Rádios as músicas “Pais e filhos” e “Quando o sol bater na janela do teu quarto”. Durante todo o ano de 1990, muitos outros hits desse disco estouraram pelo Brasil inteiro. Inclusive, a música “Meninos e meninas” foi para a trilha sonora da novela “Rainha da sucata”, da Rede Globo como tema da Jornalista Paula Ramos, interpretada por Cláudia Ohana.
O disco é tão bom que no início de 1991 mais dois hits estouraram. “Eu era um lobisomem juvenil” e “Maurício”. “As quatro estações “ foi o primeiro disco da Legião sem o Baixista Renato Rocha, que saiu da banda por enfrentar sérios problemas psiquiátricos, ele acabou morando na rua e faleceu no dia 22 de Fevereiro de 2015. É um disco reflexivo, onde as composições de Renato Russo e sua trupe falam sobre amor, relação familiar, vivência, determinação em correr atrás dos sonhos, amores mal resolvidos e superação. A sonoridade de “As quatro estações” tem elementos Orientais em algumas das faixas , além de muitos solos de Bandolins e Guitarras leves, sem muita distorção.
Sempre fui e sempre serei fã desse disco tão maravilhoso e ele está na lista dos discos que completam trinta anos este ano e que fizeram a minha cabeça nos anos 80, assim como “Ô Blesq Blom” dos Titãs, o primeiro disco da banda Carioca Inimigos do Rei, “O Estrangeiro”, de Caetano Veloso, “Alívio imediato”, dos Engenheiros do Hawaii e “Cardume”, do Nenhum de nós.
Quem nunca ouviu este disco, recomendo que ouça com muito carinho para entender do que estou falando. É uma das Bíblias do Rock Brasil, uma joia rara, uma enciclopédia, enfim, uma Relíquia que precisa ser conservada e apreciada por muito tempo. Salve Renato Russo!
Sugestões de pauta, elogios, comentários e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s