TV:
A DECADÊNCIA DO CANAL VIVA
Janaina Sá Brito
Confesso, sempre fui fã do canal viva desde a sua estreia em 05 de Maio de 2010. Lembro que dias antes, li uma matéria sobre a sua estreia no caderno ‘TV+show’, do Jornal Zero Hora e adorei a sua proposta, um canal retrô que passaria só a programação antiga da Rede Globo, o que eu não imaginava, é que oito anos depois, o canal fosse sofrer um processo de decadência em sua programação.
Esse processo começou em Janeiro de 2018, quando o viva deixou de reprisar os programas ‘video show e ‘mais você’ diários, após irem ao ar pela Rede Globo. O canal só passou a reprisar o ‘mais você’ antigo, de 1999. Depois disso, quando o viva passou a exibir a novela ‘baila comigo’ (1981), a Rede Globo se meteu e exigiu que em 2019, o canal só reprisasse novelas de vinte anos para baixo. Tanto é que o canal já tinha uma lista de novelas antigas para apresentar e teve que reprisar as novelas ‘terra nostra’ (1999), ‘porto dos milagres’(2001) e ‘o cravo e a rosa’(2000). Apesar dessas novelas terem 20, 19 e 18 anos, eram ainda muito recentes e quebravam o protocolo inicial do canal, que recentemente, reprisou as novelas ‘dancin days’(1978), ‘pai herói’(1979) e ‘água viva’(1980). Essas reprises fizeram o maior sucesso no canal e alavancaram altos índices de audiência.
Agora, o canal começou a reprisar o remake de ‘cabocla’, que foi ao ar na Globo em 2004, em vez de reprisar a versão original de 1979. O pior é que o canal TV Rafas deu recentemente a notícia de que a Globo quer fazer um acervo de novelas antigas no aplicativo Globo Play, isso significa que futuramente as novelas antigas não poderão mais ser reprisadas no viva, além das novelas, o canal também deixou de reprisar programas de humor bem antigos como ‘Chico city’ para reprisar programas recentes como ‘A grande família’(2001-2014) e ‘pé na cova(2013-2016). É uma decadência total que destrói a proposta real do canal. Pelo menos, posso ficar menos triste sabendo que o canal está reprisando o remake da novela ‘selva de pedra’(1986), que eu adorei assistir na época na Globo.
Outro grande sinal de decadência do canal é a retirada de seu site do ar, dando prioridade para conteúdos postados no instagram, além do término dos remakes dos programas de maior sucesso da Globo como ‘Globo de ouro’ e ‘sai de baixo’. O único remake que ainda é produzido pelo canal é o da ‘Escolinha do Professor Raimundo’(2015-2019), que fez um estrondoso sucesso. É uma pena, se o viva piorar, não o assistirei mais, será uma lástima , jamais imaginei que o canal fosse decair tanto. Lamentável!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para:janaina.sabrito@gmail.com