MÚSICA

MÚSICA:
SOM LIVRE: 50 ANOS
Janaina Sá Brito
Na última Terça-Feira, dia 12 de Novembro, a gravadora Som Livre completou cinquenta anos no mercado fonográfico. Quem assim como eu não teve ou tem em sua discoteca um disco de trilha sonora de novela ou de algum artista da gravadora como Cazuza, Emílio Santiago, Fafá De Belém, Beth Carvalho, Ivan Lins, Maria Creusa, Jorge Aragão, entre outros?
A Som livre foi criada pela Rede Globo em 1969 para lançar artistas que estavam começando na MPB e colocar a disposição do ´público as trilhas sonoras de novelas da emissora que faziam muito sucesso na época. Muitos anos se passaram e a Som Livre se reinventou. Hoje em dia, com o fim do CD e a mudança no consumo de gêneros musicais no mercado fonográfico, a gravadora investe em artistas como Marília Mendonça, Luan Santana, Michel Teló, Gustavo Lima e Wesley safadão e produz conteúdos musicais para trilhas de novelas, fazendo com que as músicas Nacionais e Internacionais se unam em uma coletânea só e estejam disponíveis em plataformas digitais.
Confesso, sempre consumi os discos da Som Livre desde os três anos de idade, quando ganhei de presente de minha mãe as fitas K7 do grupo Veludo Azul e da trilha sonora do seriado infantil sítio do pica-pau amarelo, que em 2006, foi remasterizada para CD pelo ex-Titã e produtor musical Charles Gavin. Com quatro anos, ganhei de presente o disco da novela ‘dancin days’, que tenho até hoje. Também tenho em minha coleção várias trilhas de novela como ‘Top model’ , ‘de corpo e alma’, ‘selva de pedra’, ‘o astro’, ‘água viva’, ‘baila comigo’, ‘belíssima’, entre outras. Também gostava muito da série Aquarela Brasileira e de outros discos de Emílio Santiago, lançados pela gravadora nos anos 80 e 90.
É uma pena que o mercado fonográfico mudou, mas devo dizer que amo até hoje os discos da Som Livre e lembrarei com carinho dessas trilhas sonoras maravilhosas que ela produziu. Grandes lembranças! Parabéns Som Livre!
FONTE: Jornal Nacional Rede Globo data: 12/11/2019
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s