MÚSICA

MÚSICA:
CANETA AZUL: UMA ODE À IGNORÂNCIA
Janaina Sá Brito
No dia 20 de Outubro, um novo fenômeno se tornou sucesso entre os memes da internet, o hit ‘caneta azul’, cantarolado pelo Vigilante Maranhense Manoel Gomes. A música fez tanto sucesso, que foi cantada por Gustavo Lima, Wesley safadão, Simone & Simária, , Rodrigo Faro e Neymar e remixada pelo DJ Aloc.
‘caneta azul’ fez tanto sucesso, que Manoel Gomes passou a fazer shows por todo o Brasil ganhando cachês de até vinte Mil Reais. Tudo isso me faz crer que a boa música está perdendo cada vez mais espaço, dando lugar à ignorância, não quero ser cabeçona e não falar nada com linguagem rebuscada, pois esse não é e nem nunca foi o meu perfil, mas dói ver que as Rádios Brasileiras estão investindo em músicas sem qualidade no mercado fonográfico e estão tirando cada vez mais espaço daqueles artistas que se matam para gravar novos discos e divulgar seus novos trabalhos comercialmente. Um bom exemplo disso, é a edição do prêmio Multishow de música 2019, que este ano teve em sua lista de concorrentes, além de Anita , Ivete Sangalo e Ludimila, muita gente desconhecida, que virou fenômeno de visualizações na internet e conquistou o público Brasileiro. Lembro que há muitos anos, os concorrentes desse prêmio eram de excelente qualidade como Skank, Tribalistas, Titãs, Maria Rita, CPM 22, Alceu Valença, Barão vermelho e tantos outros e agora, somos obrigados a engolir esses hits horríveis que a internet nos empurra.
A letra de ‘caneta azul’ é simplória e sem conteúdo, não diz nada, já tivemos hits chiclete muito melhores que essa música e eram até agradáveis e engraçados, mas ‘caneta azul’ ninguém merece! Em 2001, os Titãs gravaram uma música que virou título de seu disco chamada ‘a melhor banda de todos os tempos da última semana’, que criticava esses grupos e artistas que apareciam do nada, faziam um estrondoso sucesso e iam embora ao sabor do vento, sendo esquecidos pouco tempo depois, naquela época, a internet ainda era primária e não existia o youtube, ou seja, tudo era mais limitado, a divulgação de novos artistas era feita ainda através da TV, do Rádio e dos Jornais, além das Revistas especializadas. Era tudo muito mais fácil de controlar, pois não existiam redes sociais e aplicativos de trocas de mensagem.
O que podemos esperar daqui para a frente? Não sei, só sei que ‘caneta azul’ será um hit esquecido daqui a pouco, outro meme tomará seu lugar e Manoel Gomes deixará de ser uma celebridade. É assim que é e é assim que sempre foi no meio do show busness. Que isso mude logo!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s