LIVROS

LIVROS:
MEMÓRIAS DE UMA LENDÁRIA RÁDIO PORTO-ALEGRENSE
Janaina Sá Brito
Quem aí que está na faixa dos trinta, quarenta e cinquenta anos e é Porto-Alegrense não foi ouvinte da Rádio Ipanema FM quando era jovem? Quem aí não sente falta de ouvir o bom e velho Rock And Roll, a MPB e a MPG nas ondas dessa Rádio tão marcante? Quem aí não era fã dos Comunicadores Kátia Suman, Mauro Borba, Nilton Fernando, KG Lisboa, Jimi Joe, Nara Sarmento, Alemão Vitor Hugo e da saudosa Mary Mezari?
Pois é, muita gente sente saudades da lendária Rádio Ipanema, que ficou 31 anos no ar, de Outubro de 1983 a Maio de 2015 e quer matar saudades dessa época, pode ler o livro ‘Diários secretos da Rádio Ipanema’, escrito pela Jornalista e Radialista Kátia Suman, que foi lançado em Novembro de 2018 na feira do livro de Porto Alegre e conta a história dessa lendária Rádio Jovem. No Livro, Kátia conta um pouco de sua vida e do início da sua carreira na Rádio Ipanema, por onde teve três passagens, de 1983 a 1999, de 2006 a 2008 e de 2011 a 2012, os bastidores da Rádio , as entrevistas marcantes, os programas , os grandes shows e eventos da Rádio.
Kátia também abre os cadernos internos que colocou no estúdio da emissora, no período entre 1985 a 1997 e mostra todas as anotações feitas ao longo desses oito anos, como as campanhas da Rádio, quem veio divulgar discos e shows, as músicas tocadas nos horários e outras coisas. Esse material todo virou estudo da tese de Doutorado em Letras de Kátia e agora está disponível para todos verem. A Ipanema foi a primeira Rádio jovem alternativa, que tocava um som mais clássico, fora dos padrões comerciais, mas que também abriu espaço para o Rock Brasil , o Rock Gaúcho e a MPG (música popular Gaúcha ) nos anos 80. Nos anos 90, ela deu espaço ao novo Rock que surgia junto com a MTV Brasil, atualizando a galera com as grandes novidades musicais. A Ipanema divulgava a cena cultural Porto-Alegrense que vivia em constante efervescência nessas duas décadas, foi uma Rádio importantíssima, que depois ganhou a concorrência das co-irmãs FELUSP FM e Unisinos FM, que mantinham o mesmo perfil de programação graças a sua influência.
É um livro delicioso, que resgata grandes histórias, para mim que fui ouvinte desta Rádio, é um prazer ler essas memórias, para quem como eu foi ouvinte da Rádio, é Estudante de Jornalismo ou simplesmente um amante de emissoras de Rádio, é uma grande pedida. Confesso, sou amiga de uma das Comunicadoras que trabalharam lá nos últimos anos da emissora, a Carol Reque, que antes teve uma passagem pela também saudosa Pop Rock FM. Fui várias vezes visitá-la nos estúdios da Ipanema, localizados no grupo Bandeirantes de comunicação no Morro Santo Antônio em Porto Alegre. Também me inscrevi em Novembro de 2014 para um concurso que a Ipanema criou para escolher uma nova Radialista que trabalharia todos os Sábados na emissora, fazendo a folga dos Comunicadores diários. Infelizmente o sorteio desse concurso não ocorreu, porque o grupo Bandeirantes de São Paulo, dono da emissora, exigiu que ela fechasse para ceder seu prefixo para a Rádio Bandeirantes AM de Porto Alegre também ser transmitida em FM. Vale muito a pena conferir. Eu super recomendo!
O QUE? Livro: ‘Diários secretos da Rádio Ipanema. Autor: Kátia Suman. Editora: Besouro Box. Ano: 2018. Páginas: 352.
QUANTO? R$ 54,90 em média.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s