RETROSPECTIVA

RETROSPECTIVA:
2019: UM ANO DE RIR PARA NÃO CHORAR
Janaina Sá Brito
Enfim, 2019 está indo embora e podemos dizer definitivamente que foi um ano de rir para não chorar, pois ocorreram acontecimentos lamentáveis na política, na economia, nos esportes, apesar de terem acontecido algumas vitórias, mas também houveram acontecimentos chatos. Foi um festival de besteiras que assolou o país, parafraseando o saudoso Stanislau Ponte Preta. A coisa foi tão grave, que deu muita vontade de rir para não chorar, pois muitas coisas sem noção ocorreram. Além de tudo, muitas perdas e tragédias também ocorreram em 2019. Então, vou fazer uma rápida retrospectiva do ano que rolou.
A posse do Presidente Jair Bolsonaro, o decreto do porte de armas, a aprovação da reforma da previdência, a Ministra Damaris Alves mandando meninos vestirem azul e meninas vestirem rosa, o Ministro Ricardo Veles Soares mandando as crianças cantarem o hino Nacional nas Escolas e enviarem os vídeos para o MEC, o Ministro Abrahan Weintraub fazendo contas matemáticas com bombons para cortar os gastos das Universidades, confundindo o Escritor Tcheco Franz Kafka com Kafta (iguaria da cozinha Árabe) e chamando seus asseclas de acepipes, a teoria dos terraplanistas em afirmar que a terra é plana no formato de uma pizza com borda, a censura do Prefeito Marcelo Crivela na Bienal do livro do RJ á um livro em quadrinhos onde um casal homossexual aparece se beijando, a saída do Deputado Alexandre Frota do PSL após viralizar sua entrevista no programa ‘sem pauta’, da Rádio Bandeirantes de São Paulo dando nota quatro ao Governo Bolsonaro, o incêndio no centro de treinamento das categorias de base do Flamengo no ninho do Urubu, a tragédia de Brumadinho, o massacre á Escola Raul Brasil em Suzano, a soltura de Lula, o acidente de helicóptero que matou o Jornalista Ricardo Boechat, os cinquenta anos do Jornal Nacional, o acidente de avião que matou prematuramente o cantor Gabriel Diniz, autor do hit Jenifer, o desabamento de um edifício residencial em Fortaleza e a explosão da música ‘caneta azul’.
No esporte, tivemos muitas glórias e algumas perdas. O Brasil ganhou a copa América, a seleção Americana vence a copa do Mundo da França de futebol feminino, os PCD’s Brasileiros vencem o pára-Pan e o Mundial de Atletismo, o Flamengo ganhou o Brasileirão, a libertadores e o vice-campeonato Mundial, o Atlético-PR venceu a copa do Brasil, o Cruzeiro foi rebaixado pela primeira vez e o Liverpool de Alysson e Roberto Firmino venceu a Champions League e o Mundial Interclubes. Os jogadores Cristiano Ronaldo e Megan Rapino ganharam o prêmio de melhores do ano da FIFA e para terminar, Neymar agride um torcedor do PSG durante um jogo em Abril e é acusado de estupro pela modelo Najila Trindade. Não podemos deixar de destacar também a chegada de Daniel Alves e Juan Fran ao São Paulo e as denúncias de corrupção que envolveram o Sport Club Internacional na gestão Vitório Pífero 2015-2016. Outro fato relevante no futebol foi a grande polêmica causada pelo uso do var nos Estádios, isso deu muito pano para a manga e tirou a emoção dos torcedores na hora do grito de gol, além de atrasar os jogos. No automobilismo, tivemos a perda do grande piloto Nick Lauda, que faleceu aos setenta anos.
No entretenimento, podemos destacar o filme ‘nasce uma estrela’, que venceu o Oscar, o filme Brasileiro ‘Bacural’, de Kleber Mendonça Filho, que ganhou o prêmio do júri no festival de Canes, a polêmica versão feita por Paula Fernandes e Luan Santana para a música ‘shalow nou’, de Lady Gaga, que virou ‘juntos e shalow now’ e os trinta anos do hit sertanejo romântico ‘evidências’, gravado por Chitãozinho & Xororó. Na literatura, podemos destacar o lançamento das biografias ‘minha história’, de Michele Obama e ‘Raul Seixas: não diga que a canção está perdida’, de JB Medeiros. No meio artístico, podemos destacar as mortes de João Gilberto, Jorge Fernando, Beth Carvalho, Franco Zefirelli, Valter Franco, Bibi Ferreira, Marie Fredricksson ( Vocalista do Roxette), Valter Mercado, Padre Quevedo, Roberto Leal, Reynaldo, Maria Isabel De Lisandra, Fernanda Young, Gugu Liberato, Zilda Cardoso, Bira ( Baixista do sexteto do Jô), André Mattos e Serguei.
Não podemos deixar de destacar também o incêndio na catedral de Notre Dame, as denúncias contra a revista Cruzoé, as declarações de Jair Bolsonaro sobre a morte do pai de Felipe Santa Cruz em 1974 durante a ditadura militar, os vazamentos dos áudios de Sérgio Moro publicados no site The intercept Brasil por Glen Greenwald, o Promotor Mineiro que reclamou que ganhava R$ 24 Mil Reais e vivia em um miserê e para encerrar, o pedido de impeachment do Presidente Donald Trump pelos Deputados Americanos e a auto-proclamação de Juan Guaidô à presidência da Venezuela.
Para esta que vos fala, 2019 foi um ano de algumas glórias como a volta às leituras após perder a visão há sete anos , com a ajuda do aplicativo de leitura para celular Seeng AI, tive uma coluna eventual sobre tecnologia publicada no site empresarial Gaúcho Baguete e fui citada pelo Jornalista Luiz Megale no ‘sem pauta’ após publicar aqui no Antenada uma coluna sobre o programa no dia 21 de Maio deste ano. Também fui citada pelo Jornalista Wagner Willian, após publicar uma coluna aqui no antenada em Julho deste ano sobre seu terceiro livro chamado ‘Uma mulher vestida de silêncio’, a biografia da ex-primeira dama Gaúcha Maria Tereza Goulart, viúva do Presidente deposto João Goulart. Agora, vamos ver o que 2020 traz , podem ser coisas boas e engraçadas ou não, não sabemos, mas esperamos que seja um ano mais leve, onde as pessoas sejam mais tolerantes, se deem mais tempo para sua vida pessoal e sejam solidárias. Então, desejo a todos os leitores do Antenada um feliz ano novo! Continuaremos aqui trazendo mais colunas e notícias fresquinhas para manter nossos leitores muito bem informados o ano todo.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: Janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s