FALA PCD!
DIA DO BRAILE
Janaina Sá Brito
Hoje é dia do Braile, uma técnica inventada por Lowis Braile para que os deficientes visuais totais pudessem ler seus livros, cadernos, bilhetes, cardápios e quaisquer ooutros papéis ou objetos impressos.
No início do século 21, com a invenção de softwares de voz para computadores, celulares e óculos de leitura, essa técnica foi ficando obsoleta, fazendo com que os deficientes visuais pudessem ter mais liberdade tanto para ler quanto para escrever, pois o Braile tinha uma técnica para escrever muito difícil, através de furos pontilhados. Agora, com a inteligência artificial, fica tudo mais fácil e os deficientes visuais podem ler até notas de dinheiro, coisa que com o Braile não se podia. Então, tudo ficou mais prático e mais fácil.
Ainda existem associações de cegos que adotam essa técnica para ensinar aos seus alunos, mas não tem mais a mesma repercussão de antes. Alguns Restaurantes possuem cardápios em Braile, além das companhias aéreas, quando dão opções de lanches no avião, como a Gol por exemplo, seus cardápios são em Braile. Mesmo assim, vamos homenagear essa técnica que fez todos os deficientes visuais ganharem autonomia no início do século 20 e foi dando lugar a outras tecnologias que só vieram para somar. Parabéns!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com