OSCAR 2020

OSCAR 2020:
PANORAMA POLÍTICO
Janaina Sá Brito
Ontem, assisti enfim ao documentário ‘democracia em vertigem’, dirigido por Petra Costa, que mostra todo o processo de impeachment da ex-Presidente Dilma Rousseff, que foi considerado o responsável pela polarização política e pela ascensão da extrema-direita. O documentário mostra cenas externas do sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista e do palácio da Alvorada.
É um panorama dos Governos Lula e Dilma e de todos os acontecimentos políticos de 2002, até 2018, desde a eleição de Lula para a Presidência do Brasil, passando pelo escândalo do mensalão, pela candidatura de Dilma Rousseff, pelas manifestações de 2013, pela operação lava-jato, pelo processo de impeachment de Dilma em 2016, até a prisão de Lula em 2018. No filme, Petra conta a sua história e a história de sua família, desde a ditadura militar no início de 64.
É um documentário muito bem feito, que mostra a história real da política Brasileira em dezesseis anos, sem defender posições políticas, sem polarizações e radicalismos. É a história nua e crua do Brasil atual e que em minha opinião, merece ganhar o Oscar.
O documentário foi concluído em 2018 e lançado em Junho de 2019 na Netflix. Para quem não sabe, a Cineasta Petra Costa tem 36 anos e é neta do fundador da empreiteira Andrade Gutierrez. Confesso que gostei muito e me surpreendi com a qualidade deste documentário. Na época em que ‘democracia em vertigem’ foi lançado, ouvi entrevistas da Petra, mas não assisti achando que seria um festival de polarizações e radicalismos, pelo contrário, Petra mostra-se em todos os momentos desiludida com a esquerda e adimite no meio do filme que ela e sua família votaram em Jair Bolsonaro para Presidente, achando que o Brasil fosse mudar para melhor. Ledo engano! De qualquer forma, recomendo a todos que assistam a este documentário com um olhar real das coisas, sem defender opiniões políticas e sim, como bons cinéfilos que querem se manter sempre atualizados do que está rolando nas telonas.
O QUE? Filme: ‘democracia em vertigem’. Gênero: Documentário, Longa metragem. Ano: 2018. Duração: 120 minutos. Idioma: Português Inglês. Classificação etária: doze anos.
ONDE? Netflix.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s