JORNALISMO

JORNALISMO:
DIA DO JORNALISTA: OS DESAFIOS DA PROFISSÃO EM ÉPOCA DE HATERS E FAKE NEWS
Janaina Sá Brito
Hoje, dia 07 de Abril é o dia do Jornalista. É um dia para todos nós profissionais dessa área refletirmos sobre os acontecimentos atuais como o combate às fake news e a ação agressiva dos haters na internet. É um momento delicado, onde além de trabalharmos com todo o nosso amor e credibilidade para levar informação a todos diáriamente, ainda temos que nos deparar com as fake news que proliferam-se em proporção desordenada como se fossem vírus ou algum tipo de câncer. É duro termos que explicar para os outros que nunca desrespeitamos ninguém em nossas postagens em redes sociais toda a vez que opinamos sobre um assunto relevante. As pessoas estão tão surtadas que qualquer coisa que falamos é motivo para um julgamento do tribunal da internet.
O pior é que os haters ou valentões de teclado, são as pessoas mais assustadoras do mundo, que acham-se os donos da verdade, são como ervas daninhas prestes a acabar com uma lavoura. Agora, o pior de tudo é quando as fake news espalham-se desordenadamente, fazendo com que tenhamos de dar mil explicações aos outros e alertar os desavisados e ingênuos de plantão. Tudo isso é um grande desafio tanto para os veteranos quanto para os focas, que estão iniciando suas carreiras jornalísticas nas redações e saiem da Faculdade cheios de sonhos e querendo mudar o mundo com suas ideias juvenis e equivocadas. Mesmo assim, o importante de tudo é que o amor pelo jornalismo não morra nunca e que nós profissionais dedicados e apaixonados continuemos nossa missão de levar ao público, grandes notícias ligadas a todas as esferas públicas e aos acontecimentos mundiais mais impactantes.
Parafraseando o Jornalista Luiz Megale, somos todos operários da notícia e trabalhamos duro por ela, é um trabalho de formiguinhas, mas que no fim das contas, nos dá muito retorno e reconhecimento profissional. Infelizmente o Jornalismo não remunera muito bem, mas nos dá oportunidades profissionais que jamais pensaríamos usufruir. Então, só me resta terminar esta coluna parabenizando a todos os colegas pelo dia de hoje e esperando que essa pandemia de coronavírus passe logo e que tudo volte ao normal, mas que mesmo nesses tempos tão sombrios, continuemos atrás das notícias, principalmente, das boas notícias! Feliz dia do Jornalista!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s