MÚSICA:
MORAES MOREIRA: UM ÍCONE DA MPB
Janaina Sá Brito
Morreu ontem aos 72 anos no Rio de Janeiro, um dos maiores ícones da MPB, o cantor e compositor Baiano Moraes Moreira. Confesso, fiquei chocada quando soube da notícia, pois era sua fã e seus hits nos anos 70 e 80 me embalaram muito. Moraes tinha um estilo próprio, uma doçura no cantar e no expressar-se em suas letras. Para quem não sabe, Moraes Moreira foi o precursor do trio elétrico em Salvador, antes de Armandinho, Dodô e Osmar. Ele sempre saía no carnaval na praça Castro Alves em Salvador. Muito antes da explosão da Axé music, com a Timbalada de Carlinhos Brown, Banda Eva e Daniela Mercury, Moraes botava todo mundo para dançar com seu trio elétrico, era diversão garantida em todos os carnavais da Bahia.
O talento de Moraes Moreira está no DNA, pois seu filho Davi Moraes, um dos grandes guitarristas da MPB que já acompanhou muitos músicos incluindo o pai e já pegou as três Divas da MPB Marisa Monte, Ivete Sangalo e Maria Rita, (com quem é casado e tem uma filha), mostra o mesmo gosto pela guitarra e mostra que o legado de Moraes Moreira se repetiu com maestria. Moraes Moreira compôs grandes hits que estouraram nas paradas de sucesso como ‘pombo correio’, ‘lá vem o Brasil descendo a ladeira’, ‘coisa acesa’, ‘sintonia’, ‘vem me perdoar’, ‘canta Brasil’ e ‘festa do Interior’, (os dois últimos gravados e eternizados por Gal Costa nos anos 80). O disco ‘Acabou chorare’, dos Novos Baianos, entrou para a lista da revista showbizz em 1997, como um dos melhores discos do século, concorrendo com os maravilhosos discos ‘cabeça dinossauro’, dos Titãs e ‘a tábua da esmeralda’, de Jorge Benjor. Nada mal, né?
Agora, nesse período de quarentena, recomendo a todos que baixem no spotfy e no youtube a discografia completa dos Novos Baianos e de Moraes Moreira para sentirem toda a vibe desse cara tão genial que vai fazer muita falta na MPB. Valeu Moraes!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com