RÁDIO

RÁDIO:
A VOZ DO PULO DO GATO SE CALOU
Janaina Sá Brito
Ontem, o Rádio Brasileiro perdeu um dos seus maiores ícones, José Paulo De Andrade. Ele faleceu aos 78 anos vítima de coronavírus. Zé Paulo foi um dos maiores monstros da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Ele apresentava desde 1973 o programa ‘o pulo do gato’, que focava na prestação de serviços da capital Paulista e desde 1978, apresentava também o ‘jornal gente’, que era um Rádiojornal focado nas notícias do dia. Conhecia Rádio Bandeirantes de São Paulo quando fui morar lá há 23 anos, como já disse aqui em colunas anteriores. Fiquei muito fã da Rádio e quando voltei para Porto Alegre, passei a ouví-la pela internet e alguns programas eram transmitidos também pela Rádio Bandeirantes daqui, como ‘o pulo do gato’ e o jornal ‘primeira hora’.
Zé Paulo era único no seu jeito de debater a notícia e reclamar do que era justo, fazia seu trabalho com muito amor e dedicação e mostrou isso até o fim da sua vida. Além de grande jornalista e radialista, Zé Paulo também era formado em Direito, tentou exercer a advocacia por um tempo, mas a paixão pelo Rádio falou mais alto. ‘o pulo do gato’ e o ‘jornal gente’, são referências para os Paulistanos assim como o ‘correspondente Renner’, da Rádio Guaíba e o ‘correspondente Ipiranga’, da Rádio Gaúcha, são referências para os Porto-Alegrenses. Muitos jornalistas Gaúchos da nova geração cresceram ouvindo esses noticiosos e escolheram a profissão por causa deles, assim como muitos novos jornalistas Paulistanos se identificavam com os dois noticiosos de maior sucesso da Bandeirantes, apresentados por José Paulo De Andrade. Zé Paulo tinha sua marca, sua assinatura, seu DNA, isso fazia a diferença na hora de se desenvolver um bom jornalismo.
Assim como Ricardo Boechat faz muita falta nas manhãs da Band News, Zé Paulo fará muita falta nas manhãs da Bandeirantes, mas os dois deixarão um grande legado para os futuros jornalistas, isso é um talento que poucos tem, então, vamos nos inspirar no Zé Paulo na hora de cobrar nossos direitos dos políticos, pois isso ele sabia fazer como ninguém. Quem quer conhecer melhor José Paulo de Andrade, pode assistir no youtube a entrevista que ele deu no programa ‘Barões do Rádio’, para o jornalista Eduardo Barão em 2019 e também uma outra entrevista que ele deu no programa ‘conversa com Bial ‘ em 2017, ao lado de Otaviano Costa, falando sobre o Rádio. Eu recomendo! Salve Zé Paulo!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s