MÚSICA:

MÚSICA:
OS 35 ANOS DE ‘NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA’
Janaina Sá Brito
Este ano, um dos discos mais emblemáticos do Rock Brasil dos anos 80 está completando 35 anos, ‘nós vamos invadir sua praia’, da banda Paulistana Ultraje à Rigor. Foi o primeiro disco da banda, lançado no fim do primeiro semestre de 1985 e que emplacou nas paradas Brasileiras hits como ‘inútil’, que é o carro chefe do disco e é uma das letras mais atuais da banda, ‘eu me amo’, ‘nós vamos invadir sua praia’, ‘Mary Lou’ , a polêmica ‘rebelde sem causa’ e ‘mim quer tocar’.
Foi um disco que marcou não só a minha geração, que estava entre a infância e adolescência naquela época e a geração anterior, que já estava na juventude. Em 1987, a banda lançou seu segundo disco, intitulado ‘sexo’ e que alavancou hits engraçados como ‘eu gosto de mulher’ e ‘pelado’. O disco também foi muito bacana e gravou para sempre a assinatura da banda nas paradas de sucesso e no gosto da juventude Brasileira da época, mas o ‘nós vamos invadir sua praia’, tinha um toque todo especial, uma sensação de brincadeira de colégio, zoeira futebol clube, em uma época em que estávamos saindo da ditadura militar e entrando na nova República, livres para sempre da censura e podendo usar a liberdade de expressão ao nosso favor na arte, na música, na literatura e na imprensa. Em 1989, o Ultraje lança seu terceiro disco, intitulado ‘crescendo’, mas já não teve a mesma repercussão que os dois primeiros. A banda já passou por várias formações e continua na estrada fazendo shows, além de assumir a função de banda de apoio do humorista e apresentador Danilo Gentili desde 2011, nos programas ‘agora é tarde’, na Band (2011-2014) e ‘The noite’, no SBT, (2014 até o momento).
Indico a todos os leitores que não conhecem esse disco, que o ouçam nos aplicativos de música ou se tiverem toca discos em casa, comprem pela internet o disco original em vinil. Também recomendo para quem quer conhecer a história da banda, que leia o livro ‘Ultraje À Rigor: nós vamos invadir sua praia’, escrito pela jornalista Andréa Acenção e lançado em 2011. Vale muito a pena conferir!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s