TV:

TV:
OS SETENTA ANOS DA TELEVISÃO BRASILEIRA
Janaina Sá Brito
Na próxima Quinta-Feira, dia 18 de Setembro, a televisão Brasileira completará setenta anos de existência. A televisão chegou ao Brasil no dia 18 de Setembro de 1950, com a inauguração da extinta TV Tupi em São Paulo, por Assis Chateaubrian. De lá para cá, a TV tornou-se um sucesso Nacional, principalmente com os telejornais, musicais e novelas. As novelas foram um marco na vida da TV nesses setenta anos.
Confesso, as minhas primeiras lembranças televisivas nos anos 70, foram as das novelas da Rede Globo ‘estúpido cupido’ (1976), ‘locomotivas’ (1977), ‘dancin days’ (1978) e ‘pai herói'(1979). A TV Tupi faliu em 1980 e fechou as portas, sobrando a teledramaturgia da TV Bandeirantes e da TV Globo, mas as novelas da Globo foram as únicas que permaneceram no ar e que marcaram o resto da minha infância, adolescência e juventude. Outro marco da televisão Brasileira foi o jornal Nacional, um fenômeno de audiência que está no ar há 51 anos e que faz parte do jantar de todos os Brasileiros em todas as casas no horário das 20:30 Hs de Segunda a Sábado.
A TV Brasileira foi se reinventando , dando espaço para as plataformas digitais em sua programação, mas sofre uma grande concorrência com aplicativos de internet de conteúdos em streaming como Netflix e Amazon prime, além do youtube. Mesmo assim, ela ainda é vista com maior audiência para a programação de TV a cabo, principalmente no esporte e no jornalismo. Antes de encerrar minha coluna, quero destacar aqui a lembrança de dois grandes programas de auditório que fizeram história na TV, o ‘cassino do Chacrinha’ e o ‘programa Sílvio Santos’, que embalavam nossos finais de semana nos anos 70 e 80. Recomendo a todos que tem vontade de saber histórias sobre a TV brasileira, que leiam os seguintes livros: ‘Almanaque da TV Globo (2005), guia ilustrado de novelas e minisséres da Globo(2010), almanaque anos 70, escrito pela jornalista Ana Maria Bahiana (2006), almanaque anos 80, de Luiz André Alzer & Érica Marmo (2004), almanaque anos 90, de Sílvio Essinger (2008) e JN-50 anos de telejornalismo (2019). Todos eles contam muitas histórias sobre a televisão Brasileira com riqueza de detalhes. Eu recomendo! Vida longa à TV Brasileira!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande E-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s