ESPORTE:

ESPORTE:

CELESTINO VALENZUELA: A MAIOR VOZ DO ESPORTE GAÚCHO SE CALOU

Janaina Sá Brito

                Hoje, a maior voz do esporte Gaúcho nos anos 70 e 80 se calou, O jornalista e narrador esportivo Celestino Valenzuela faleceu nesta madrugada aos 92 anos em Porto Alegre. Tenho lembranças maravilhosas de infância de assistí-lo no jornal do almoço apresentando o quadro de esportes diariamente e aos finais de semana, adorava também assistí-lo narrando os jogos do meu Inter, principalmente os Gre-Nais. Celestino tinha um bordão clássico que usava que era sua marca histórica, ‘que lance!’ A gente reconhecia Celestino por esse bordão. Tive a feliz e casual oportunidade de conhecê-lo em Novembro de 1985 na padaria Menino Deus em Porto Alegre, eu tinha onze anos de idade e fui comprar pão acompanhada de minha tia avó Jessy Lopes Da Silva, que partiu em 2008. Fui falar com ele e fui tratada com muito carinho, disse à ele que era colorada e que adorava assistí-lo no jornal do almoço. Ele disse que me mandaria um beijo na Segunda-Feira seguinte e para a minha alegria, o fez mesmo! Fiquei muito feliz em ser lembrada por ele. Lembro que naquele Domingo em que nos conhecemos, o Aymoré, time Gaúcho que na época estava na série A do Brasileirão, iria jogar contra o Inter, aí eu disse que o Inter ganharia e ele respondeu: ‘O Aymoré vai ganhar!’ Não pude contestá-lo. Foi uma conversa agradável e jamais pensei que muitos anos depois, me tornaria sua colega de profissão.

                Infelizmente não o ví mais e ele se aposentou quatro anos depois. Seguem minhas lindas lembranças de Celestino, que em 2012, lançou sua biografia intitulada ‘que lance!’ Esse livro conta toda a sua história, sua carreira e todos os momentos que viveu como narrador esportivo. Após sua aposentadoria, Celestino saiu da mídia e optou por se reservar. Em seu lugar na RBSTV, entrou o narrador Paulo Brito, que também teve sua marca histórica , mas não chegou aos pés de Celestino Valenzuela, ele é e sempre será o mestre da narração esportiva, jamais será esquecido por todos nós Gaúchos e loucos por esporte! Vá em paz Celestino e narre lá do céu, muitos gols históricos de jogadores que já nos deixaram! Te amaremos para sempre!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s