TV:

TV:

OS TRINTA ANOS DA MTV BRASIL

Janaina Sá Brito

                Ontem, dia 20 de Outubro de 2020, a MTV Brasil completou trinta anos, o primeiro canal de música Brasileiro entrou no ar no dia 20 de Outubro de 1990  e tornou-se o maior divulgador do Rock, do POP e da MPB dos anos 90, tirando o trono do programa Dominical ‘fantástico’, da Rede Globo, que exibia semanalmente, os vídeo clipes de todos os lançamentos musicais do momento. A MTV Brasil revolucionou a programação musical da TV, mostrando os VJ’s (Vídeo Jockeys), em um cenário eletrônico, cheio de cores, figuras e desenhos, vestidos de forma casual, falando a linguagem dos jovens da época e mostrando tudo de novo que estava rolando na música, falando sobre curiosidades das bandas e artistas do momento, que estavam em sua grade de vídeo clipes.

                 A MTV Brasil lançou programas clássicos como o ‘gáz total’, o ‘disk MTV’, o ‘top 20 Brasil’, o ‘top 10 Estados Unidos’, o ‘lado B’, o ‘caixa postal’ e o ‘supernova’. Outro ponto alto da emissora era o dropes noticioso ‘MTV no ar’, apresentado por Zeca Camargo’, que atualmente está na Band. VJ’s famosos como Astrid Fontenelli, Gastão Moreira, Maria Paula, Luiz Thunderbird , Cuca, Otaviano Costa, Didi Vagner, Marcos Mion  e Edgard Píccoli, decolaram suas carreiras após suas passagens pela MTV. O projeto ‘acústico MTV’, também marcou época na emissora e nos brindou com shows maravilhosos, que viraram disco, VHS e DVD. Os mais bacanas foram os shows dos Titãs, Cássia Eller, Cidade Negra, Legião Urbana, Kid Abelha, Nirvana e Ultraje à Rigor. A MTV ficou no ar por 23 anos e encerrou suas transmissões no dia 30 de Setembro de 2013, mas ainda está na cabeça da galera trintona e quarentona que curtiu muito a sua programação.

                Confesso, sinto saudades imensas da MTV e acho que foi sábia a decisão da emissora em sair do ar, pois seria muito difícil se manter nos dias de hoje, com as transmissões em streaming de todas as plataformas digitais e redes sociais, tirando o público das TV’s abertas e a cabo no Brasil. A MTV Brasil está operando em TV a cabo, mas com um outro formato de programação, mas não chega nem um pouco aos pés de seu antigo formato, a juventude hoje é outra e as formas de se consumir música são outras, mas o que vale é a lembrança dessa emissora tão especial, confesso, já quis ser VJ da MTV quando tinha 21 anos de idade, mas depois desisti, pois sou baixa e implico muito com minha altura, por essa razão, nunca pensei em fazer TV apresentando um telejornal, então meu sonho de consumo sempre foi fazer  Rádio mesmo. Agora, só nos resta procurar no youtube todos os programas clássicos da MTV para ficarmos lembrando desse tempo bom que não volta nunca mais, já diria Thaíde. MTV Brasil forever!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s