FALA PCD!
ENXERGANDO O FUTURO: MÉTODO BRAILE Á DISTÂNCIA
Janaina Sá Brito
Hoje, na coluna ‘fala pcd’, quero divulgar um projeto muito bacana que existe em Duartina, interior do Estado de São Paulo e que foi criado pela deficiente visual e empresária Daniela Dos Reis Fronteira, que foi diagnosticada aos 23 anos com uma doença degenerativa chamada Retinose pigmentar, que faz com que ocorra uma perda gradual da visão. O projeto chama-se ‘enxergando o futuro ‘ e tem como objetivo alfabetizar deficientes visuais cegos ou com baixa visão pelo método Braile. Com um ano de existência, o projeto alcançou um grande número de alunos em aulas presenciais de alfabetização em Braile em Duartina e em 2019, o ‘enxergando o futuro’ criou um método de alfabetização em Braile á distância, para todos os deficientes visuais do Brasil inteiro. O portal ‘enxergando o futuro, possui uma plataforma digital que ensina o método Braile, os alunos são cadastrados em um grupo de whatsapp que dá auxílio e suporte e é formado por voluntários da área da Tecnologia da Informação (TI), para possibilitar toda a infra-estrutura que os alunos precisam.
O projeto possui parcerias, mas todos que quiserem fazer doações, podem acessar as redes sociais Facebook e Instagram do projeto ‘enxergando o futuro’. Além do suporte, os alunos também recebem folhas de papel escritas em Braile para ler e enviam seus exercícios online para os professores corrigirem. É uma brilhante iniciativa, que possibilita os deficientes visuais enxergarem o futuro e entrarem nesse novo mundo, principalmente as crianças que nascem cegas e precisam se alfabetizar, além dos adultos que perdem a visão por alguma doença ou circunstância como um acidente. Recomendo essa plataforma para todos os leitores deficientes visuais. Vale a pena. O ‘enxergando o futuro ‘ também possui um canal no youtube com tutoriais disponíveis para suporte e aprendizado do método Braile. Vale muito a pena conferir.
O QUE? Projeto ‘enxergando o futuro’.
ONDE? Informações sobre o projeto, história, criação e métodos de alfabetização em Braile, é só entrar no site: http://www.enxergandoofuturo.com.br. Lá tem todas as redes sociais do projeto para fazer contato.
QUANDO: As aulas de alfabetização em Braile ocorrem todas as Segundas-Feiras.
QUANTO? As aulas e os métodos são todos gratuitos.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com