MÚSICA:
OS 25 ANOS DE ‘DOMINGO’
Janaina Sá Brito
Muitos sabem que sou fã dos Titãs há 34 anos, desde que fui apresentada pelo meu pai ao maravilhoso disco ‘cabeça dinossauro’ (1986). Confesso, os dois primeiros discos dos Titãs não fizeram a minha cabeça, achei-os muito fracos, principalmente o ‘televisão’ (1985). Então, minha coluna vai destacar um dos meus discos preferidos da banda que completou este ano 25 anos, o ‘Domingo’ (1995). Foi o primeiro disco da banda após dois anos de um retiro sabático, ocorrido após o lançamento do disco ‘Titanomaquia’ (1993) e o segundo disco da fase pós-Arnaldo Antunes.
‘Domingo é um disco emblemático, pois mostra a banda de volta às origens, com aquele Rock mesclado de Pop, com belíssimos arranjos de guitarras , bateria e teclado, que dão um forte impacto às músicas. Os dois discos anteriores “tudo ao mesmo tempo agora'(1991) e ‘Titanomaquia'(1993), eram mais heavi metal, uma tentativa dos Titãs de se aproximarem das bandas Internacionais do gênero, em letra e sonoridade. ‘Domingo’, foi o segundo disco produzido por Jack Endino, responsável pela produção do disco ‘Bleach'(1989), do Nirvana. Todas as faixas são maravilhosas, em especial, ‘eu não aguento’, que começa com um trecho do arranjo de ‘sangue Latino’, do grupo secos & molhados, ‘Domingo’, que dá título ao disco e ‘Rock Americano’.
Em Abril de 1996, assisti ao show da turnê ‘Domingo’, no Bar Opinião em Porto Alegre e pirei, foi o primeiro show dos Titãs que assisti e um dos shows da minha vida. É um disco que vale a pena escutar e sentir a boa vibe da banda, quem ainda tiver CD player em casa, recomendo que compre este disco no site mercado livre ou procure no spotfy e no youtube para ouvir, vale muito a pena, com certeza, se fizesse uma lista de discos para ouvir antes de morrer, ele seria incluído! Eu recomendo!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com