BRASIL:

Facebook

Instagram

Youtube

Twitter

verao-comeca-com-temperaturas-…

Jornal O Sul

Porto Alegre

23°

BRASIL

Verão começa com temperaturas altas e previsões opostas sobre chuvas

Por Redação O Sul | 21 de dezembro de 2020

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

Verão deve ser marcado pelas temperaturas elevadas

Foto: Reprodução

O verão no hemisfério sul começou às 7h02 desta segunda-feira (21) e deve ser marcado pelas temperaturas elevadas – mas com baixa probabilidade de chegar a níveis recordes.

A estação também vem acompanhada de rápidas mudanças nas condições do tempo, com possibilidade de chuvas fortes, queda de granizo e ventos de moderado a forte em grande parte do país.

De acordo com prognóstico climático divulgado na sexta-feira (18) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta estação as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, “com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste”. Além disso, de acordo com as médias históricas, os maiores volumes de precipitação devem ser registrados nas regiões Norte e Centro-Oeste, com entre 700 e 1.100 mm.

“Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, o verão no Brasil tem singular importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”, destacou o relatório do Inmet.

O meteorologista do Inmet Mozar de Araújo Salvador afirmou que uma das regiões que mais preocupam é a Sul, que passou por um período de estiagem nos últimos meses.

“De forma geral, parte do Sul, principalmente no extremo do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina podem ficar com chuvas abaixo da média. Não quer dizer que durante toda a estação seja assim, mas espera-se irregularidade na maior parte do tempo”, disse.

Por outro lado, ele disse que são esperadas chuvas acima da média na maior parte da região Norte, com casos pontuais extremos. Em relação às temperaturas, Salvador afirmou que as projeções apontam para valores dentro ou levemente acima média, com variação entre 25ºC e 36ºC, com as regiões mais ao norte e próximas da Linha do Equador se mantendo facilmente acima dos 30ºC.

“A tendência, quando falamos em acima da média, é até 1,5ºC acima da média histórica. Mas se for pensar nas temperaturas diárias, aí as variações são bem maiores”, detalhou.

Efeito do La Niña

Em relação ao La Niña – fenômeno que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do oceano –, os modelos de previsão utilizados pelo Inmet indicam probabilidade de 90% de que se mantenha durante o verão antes de reduzir gradativamente e atingir sua neutralidade.

Atualmente as anomalias do La Ninã no oceano são da ordem de -1,2°C, o que define o fenômeno como de intensidade moderada em uma escala que vai de fraca a forte. “De certa forma, o La Ninã já interfere na atmosfera. Claro que ele, por si só, não é suficiente para definir a temperatura do Brasil ou do planeta, mas especificamente favorece as condições polarizadas”, explicou Salvador.

Projeção de chuvas mês a mês

O instituto de meteorologia Climatempo fez projeções do que esperar em termos de chuvas para cada um dos meses do verão. Para janeiro, que tem médias de chuvas elevadas em quase todo o país, a previsão é de chuvas acima da média no Rio Grande do Sul, no sul e leste de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio De Janeiro, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas Gerais.

Já a região Nordeste, o Tocantins, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Goiás, a região do Distrito Federal e também Santa Catarina e Paraná devem ter um janeiro com menos chuva do que o normal.

Em fevereiro, a chuva deve ficar dentro da média em praticamente toda a região Sul, além de Rondônia, oeste e sul de Mato Grosso, no sul de Goiás, em todo o centro-norte e leste de Minas Gerais.

O sul gaúcho poderá ter deficiência de chuva neste mês. O mesmo deve acontecer no centro-norte e leste de Mato Grosso, em quase todas as áreas de Goiás, no Distrito Federal, no Pará, no Tocantins e em todo o Nordeste.

Já o sul e leste de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais são áreas onde deve chover mais do que a média. A chuva deve ficar acima do normal no Amazonas, em Roraima, no oeste do Pará e no Amapá.

Por fim, “a chuva de março de 2021 deverá surpreender em grande parte do país, pela quantidade volumosa em algumas áreas e pela grande deficiência em outras”, afirmou a Climatempo.

O índice deve ficar muito abaixo da média em Macapá, Belém, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Também deve chover menos do que a média em Minas Gerais, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em Goiás, no Distrito Federal e no centro-sul do Tocantins.

Na região do sul do Amazonas, Acre, Rondônia, em praticamente todo o Mato Grosso, no sul de Goiás, em quase todo o estado de São Paulo, na maioria das áreas do Rio Grande do Sul e no centro-leste de Santa Catarina, a chuva deve ficar dentro dos valores médios.

No leste do Rio Grande do Sul, no sul e leste de Santa Catarina, no Paraná, no oeste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no centro-norte do Amazonas, em Roraima e no centro-norte do Amapá terá mais chuva do que o normal para o mês.

TAGS: CHUVASSOLTEMPERATURAVERÃO

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

 VOLTAR

TODAS DE BRASIL

NOTÍCIA ANTERIOR

congresso-dos-estados-unidos-c…

Congresso dos Estados Unidos chega a acordo para novo plano de ajuda econômica

PRÓXIMA NOTÍCIA

bogota-na-colombia-impoe-restr…

Bogotá, na Colômbia, impõe restrições à mobilidade por aumento de casos de coronavírus

Deixe seu comentário

0 comentários

Classificar por Mais antigos

Adicione um comentário…

Plugin de comentários do Facebook

ck oaparams=2__bannerid=13__zo…

ÚLTIMAS

lei-que-altera-definicao-do-cr…

POLÍTICA

Lei que altera definição do crime de denunciação caluniosa é sancionada

nova-variante-do-coronavirus-f…

SAÚDE

Nova variante do coronavírus faz mais países suspenderem voos do Reino Unido

teremos-em-breve-vacina-distri…

POLÍTICA

“Teremos em breve vacina distribuída em todo Brasil, inclusive na Amazônia”, diz o vice-presidente Hamilton Mourão

policia-civil-fecha-deposito-d…

POLÍCIA

Polícia Civil fecha depósito de armas que seriam utilizadas por quadrilha em assaltos a banco no Vale do Sinos

uniao-europeia-vai-coordenar-r…

MUNDO

União Europeia vai coordenar resposta contra nova mutação do coronavírus

prazo-de-retirada-do-tri-socia…

PORTO ALEGRE

Prazo de retirada do Tri Social é prorrogado

segue-bloqueio-parcial-para-ma…

PORTO ALEGRE

Segue bloqueio parcial para manutenção pluvial no bairro Mont Serrat, em Porto Alegre

mercado-financeiro-eleva-para-…

ECONOMIA

Mercado financeiro eleva para 4,39% estimativa de inflação em 2020

morre-darcy-miolo-fundador-da-…

RIO GRANDE DO SUL

Morre Darcy Miolo, fundador da Miolo

argentina-colombia-chile-e-per…

MUNDO

Argentina, Colômbia, Chile e Peru suspendem voos do Reino Unido devido ao avanço da nova variante do coronavírus

Jornal O Sul

Rua Orfanotrófio, 711 – Alto Teresópolis

Porto Alegre/RS | CEP: 90840-440

Telefone: (51) 3218.2651

Facebook

Instagram

Youtube

Twitter

FALE CONOSCO

JORNAL O SUL

TV PAMPA

RÁDIOS

REDE PAMPA

© 2020 – Direitos Reservados – O Sul – Rede Pampa de Comunicação | RS – Brasil.

notification icon

Você gostaria de ativar notificações de notícias do Jornal O Sul?

Ativar

Não

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s