CORONAVÍRUS:
UM ANO DE PANDEMIA: O QUE ESPERAR DO FUTURO?
Janaina Sá Brito
Hoje, faz um ano que a OMS decretou a pandemia no mundo, em razão dos altos casos e mortes pelo coronavírus. Naquele momento, entramos em confinamento, achando que tudo isso duraria só dois meses, mas nada voltou ao normal, um ano depois, a coisa piorou e estamos condenados ao confinamento por tempo indeterminado. O que esperar do futuro? Será que tudo isso vai acabar ou viveremos uma situação igual a vivida nas duas guerras mundiais no início do século 20? Naquela época, as duas guerras duraram anos, além disso, tivemos a epidemia da gripe Espanhola, mas pelo que sei de toda essa história, nenhum desses episódios chegou aos pés do que estamos sentindo nos dias de hoje.
O pior de tudo, é que aqui no Brasil, a situação é pior, pois temos um presidente que não admite e não aceita essa pandemia e não quer de forma nenhuma resolver o caso, a nossa situação é tão delicada, que já virou notícia em tablóides da imprensa Internacional. Infelizmente, não podemos comemorar nosso aniversário, não podemos ver nossos parentes, amigos e pessoas que amamos, não podemos mais assistir shows, ir ao cinema e ao teatro, passear no parque, viajar, fazer compras e tomarmos cafés nos shoppings, almoçar fora, enfim, fazermos tudo que as pessoas normais fazem. Sei que a pandemia também gerou transtornos mentais e emocionais nas pessoas, mas confesso que não sei como esse problema será solucionado, mas pelo menos, as vacinas já chegaram e muita gente está sendo imunizada aqui no Brasil, agora, espero ser imunizada logo e voltar a vida normal.
No ano passado, perdi pessoas muito próximas de COVID-19 e tive parentes e amigos contaminados, mas que conseguiram se curar, por sentirem sintomas leves e se tratarem a tempo. Mesmo assim, quero pedir a todos que se cuidem, fiquem em casa, mas esperem que sua hora de se vacinar vai chegar e tudo isso vai passar! Vamos manter a esperança e a fé no coração! Vai dar tudo certo!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com