MÚSICA:

MÚSICA:

GRANDES DISCOS QUE COMPLETAM TRINTA ANOS EM 2021

Janaina Sá Brito

                 Este ano, grandes discos lançados no primeiro ano da década de 90 estão completando trinta anos e até hoje, são muito ouvidos e citados em grandes listas de discos do mundo. Para quem nasceu nos anos 90 e não viu o lançamento desses discos, mas os conheceu recentemente, não imagina que o ano de 1991 foi um ano fora da curva para a indústria fonográfica, que até então, só colocava nas paradas, grandes grupos e cantores do Pop e da Dance Music mundial. Neste ano, o Rock voltou com tudo, lançando grandes discos como ‘Out of time’, do R.E.M, ‘Achtum Baby’, do U2, que já estava namorando com a música eletrônica, ‘Blonde sugar sex magic’, do Red Hot Chili Pepers, o maravilhoso ‘Nevermind’, do Nirvana e o álbum duplo ‘Use your ilusion’, do Guns N’ Roses, que até hoje provoca arrepios nesta que vos fala. Outro lançamento bacana do final do ano de 91 e que tocou muito no ano seguinte, foi o disco ‘Pornographic’, do Extreme. Outro disco matador do ano de 91, foi o ‘Ten’, do Pearl Jam, que até hoje é cultuado por fãs do grunge. O Simply Red, também lançou ‘Stars’, seu quarto álbum, um disco maravilhoso, flertando com  a música eletrônica, assim como o U2. No Pop, dois lançamentos revolucionaram o ano de 91, ‘Joyride’, do Roxette, que tocou muito no Rádio e fez a galera beijar muito nas festinhas ao som dos hits ‘fading like a flower’ e ‘spending my time’ e o surpreendente ‘Dangerous’, de Michael Jackson. No Brasil, os discos mais bacanas daquele ano foram : ‘Mais’, de Marisa Monte, ‘Tudo é permitido’, do Kid Abelha e ‘Marina Lima’, de Marina, que acabou incluindo o sobrenome em seu nome artístico, após o lançamento deste disco.

                 Também tivemos a explosão da música sertaneja, com o lançamento dos discos de Leandro & Leonardo e do primeiro disco da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, que estourou o hit ‘É o amor’. Foi definitivamente, um ano especial para a indústria fonográfica, foi o carro-chefe para bandas e artistas que ao longo da década, conquistaram nosso coração, principalmente para quarentões como eu, que na época eram adolescentes e vibraram com todos esses lançamentos. Foi um início de década show de bola para a música Nacional e Internacional.

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s