BRASIL:

Facebook

Instagram

Youtube

Twitter

policia-federal-prende-hacker-…

Jornal O Sul

Porto Alegre

23°

BRASIL

Polícia Federal prende hacker suspeito de vazar dados de 223 milhões de brasileiros

Por Redação O Sul | 19 de março de 2021

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

Além da prisão, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Uberlândia (MG) e Petrolina (PE)

Foto: PF/Divulgação

A PF (Polícia Federal) prendeu nesta sexta-feira (19), em Uberlândia (MG), o hacker suspeito de realizar o maior vazamento de dados do Brasil. Conhecido como Vandathegod, o homem é responsável pela divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros.

Além da prisão, a operação da PF, batizada de Deepwater, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no município mineiro e em Petrolina (PE). A suspeita é de que autoridades públicas estejam entre os alvos do criminoso.

As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a pedido da PF. Os investigadores identificaram que, neste ano, dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas foram disponibilizados em um fórum na internet. A página é especializada em troca de informações sobre atividades cibernéticas.

Nesse site, eram apresentadas informações de pessoas físicas e jurídicas, como CPF e CNPJ, nome completo e endereço. De acordo com a PF, a divulgação de parte dos dados sigilosos foi feita gratuitamente por um usuário do fórum que, ao mesmo tempo, colocou à venda o restante das informações sigilosas — elas poderiam ser adquiridas com criptomoedas.

Após diligências, a PFl identificou o hacker suspeito de obter, divulgar e comercializar os dados, assim como outro criminoso que estaria vendendo os dados por meio de suas redes sociais.

Nesta sexta, os policiais apreenderam equipamentos eletrônicos, como dispositivos de armazenamento e um computador. Em 28 de janeiro, a PF recebeu pedido da Autoridade Nacional de Proteção de Dados para abrir a investigação contra o vazamento dos dados.

O órgão é responsável por zelar pela proteção de informações pessoais e por implementar e fiscalizar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil.

TAGS: HACKERPFPOLÍCIA FEDERALVAZAMENTO DE DADOS

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

 VOLTAR

TODAS DE BRASIL

NOTÍCIA ANTERIOR

bolsonaro-aciona-o-supremo-par…

Bolsonaro aciona o Supremo para derrubar restrições impostas pelo governo do RS para conter o coronavírus

PRÓXIMA NOTÍCIA

prefeitura-do-rio-de-janeiro-p…

Prefeitura do Rio de Janeiro proíbe permanência nas praias

Deixe seu comentário

0 comentários

Classificar por Mais antigos

Adicione um comentário…

Plugin de comentários do Facebook

ck oaparams=2__bannerid=14__zo…

ÚLTIMAS

ex-secretarios-da-saude-de-dom…

RIO GRANDE DO SUL

Ex-secretários da Saúde de Dom Pedrito são condenados por desvio de dinheiro de alvarás judiciais

caminhoneiro-foragido-da-justi…

POLÍCIA

Caminhoneiro foragido da Justiça é preso na BR-386, no Vale do Taquari

hospital-de-campanha-comeca-a-…

PORTO ALEGRE

Hospital de campanha começa a receber pacientes em Porto Alegre

brasil-pode-ter-4-mil-mortes-d…

SAÚDE

Brasil pode ter 4 mil mortes diárias por coronavírus no fim de abril, afirmam especialistas

prefeitura-do-rio-de-janeiro-p…

BRASIL

Prefeitura do Rio de Janeiro proíbe permanência nas praias

bolsonaro-aciona-o-supremo-par…

POLÍTICA

Bolsonaro aciona o Supremo para derrubar restrições impostas pelo governo do RS para conter o coronavírus

anvisa-discute-com-hospitais-o…

SAÚDE

Anvisa discute com hospitais o fornecimento de anestésicos para pacientes com coronavírus

79-dos-brasileiros-acham-que-a…

BRASIL

79% dos brasileiros acham que a pandemia está fora de controle e 82% temem ser contaminados, aponta pesquisa

policia-ouve-depoimento-de-emp…

POLÍTICA

Empresário que ameaçou Lula com uma arma em vídeo presta depoimento à polícia

micro-e-pequenas-empresas-gera…

ECONOMIA

Micro e pequenas empresas geram 75% dos empregos formais no Brasil em janeiro

Jornal O Sul

Rua Orfanotrófio, 711 – Alto Teresópolis

Porto Alegre/RS | CEP: 90840-440

Telefone: (51) 3218.2651

Facebook

Instagram

Youtube

Twitter

FALE CONOSCO

JORNAL O SUL

TV PAMPA

RÁDIOS

REDE PAMPA

© 2021 – Direitos Reservados – O Sul – Rede Pampa de Comunicação | RS – Brasil.

notification icon

Você gostaria de ativar notificações de notícias do Jornal O Sul?

Ativar

Não

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: