FALA PCD!
PCD’S NA POLÍTICA
Janaina Sá Brito
Ontem, 21 de Março, foi o dia Internacional da pessoa com síndrome de Down e quero aqui destacar nesta coluna, a chegada de mais PCD’s na política, a suplente de vereador Luana Rolim De Moura, uma Fisioterapeuta de 26 anos,portadora de síndrome de Down, que foi empossada na última Quinta-Feira em Santo ângelo, no RS. Luana é a primeira vereadora com síndrome de Down eleita no Brasil. Luana , que é vereadora pelo PP, se candidatou pela primeira vez nas eleições de 2020 e foi eleita com 600 votos. O titular da cadeira, o vereador Lendel De Moura, teve um problema de saúde e precisou se ausentar e Luana, assumiu seu lugar como primeira suplente.
Segundo a mãe de Luana, Maria Lúcia De Moura, nos primeiros dois anos de vida,Luana frequentou a APAE (Associação dos Pais e amigos dos Excepcionais) e posteriormente, cursou o jardim de infância e o ensino fundamental e médio em escolas regulares normais. Luana, passou no vestibular para Fisioterapia, pois gostava muito de tratar as pessoas com deficiência física e intelectual. Luana, formou-se em Fisioterapia pela Faculdade CENEC de Santo ângelo e disse que sempre teve o incentivo dos pais para estudar e trabalhar.
Luana disse que já sofreu preconceito , mas que sempre foi incentivada a ir em frente e seguir seus objetivos. Luana tem como projeto, criar um programa de qualificação profissional para pessoas com deficiência física e intelectual, pois segundo ela, temos que ir além de nossas limitações e termos nosso lugar no mercado de trabalho. Luana também quer lutar pelos cadeirantes e LGBTQ
+ na câmara de vereadores. Agora, Luana vai conciliar suas atividades na câmara de vereadores, seu trabalho como Fisioterapeuta e uma futura pós-graduação. Essa é mais uma prova de que nós PCD’s podemos encontrar nosso lugar ao sol, mesmo com nossas limitações e que ninguém é super herói da superação, nós PCD’s somos seres humanos como todos os outros, correndo atrás das coisas básicas como êxito profissional e pessoal, além de qualidade de vida.
FONTE: PORTAL UOL DATA: 21/03/2021
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com