FALA PCD!

FALA PCD!

A FALTA DE ACESSIBILIDADE NOS ELETROELETRÔNICOS

Janaina Sá Brito

                 Hoje, quero discutir nesta coluna, um tema pelo qual me deparei há dois meses e que merece muita reflexão, a falta de acessibilidade em produtos eletroeletrônicos. Como muitos sabem, perdi a visão há nove anos e graças aos softwares de voz, consegui voltar a usar o celular e o computador, mas há dois meses, quando me mudei, comprei um novo aparelho de som, com todas as novidades tecnológicas, mas percebi que ele não tinha comando de voz para indicar as funções, tive que aprender através da orientação do rapaz que fez a instalação, aprendi a mexer nos botões, mas confesso que me atrapalho quando vou mudar de função.

                 Isso tudo me fez entender que as fábricas de eletroeletrônicos, não pensam nos deficientes visuais, para não querer ser cruel e desinformada, vejo que este conceito está mudando na fabricação das TV’s 4K, todas elas vem com comando de voz, os deficientes auditivos sempre foram atendidos em aparelhos de TV, com a tecla close caption, mas acho que os deficientes visuais, principalmente os totalmente cegos, deveriam ter vez na elaboração e fabricação de todos os tipos de aparelhos eletroeletrônicos, sejam eles aparelhos de som, TV, vídeo games  e máquinas fotográficas, além de eletrodomésticos.

                 Todos os PCD’s tem direito a adquirir produtos tecnológicos e desfrutar de seu conforto, isso é uma lei, na verdade, deveria ser lei, então cabe aqui minha manifestação , esperando que sejamos atendidos sempre por todas as marcas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s