MÚSICA:
OS OITENTA ANOS DO REI ROBERTO CARLOS
Janaina Sá Brito
Hoje, o Rei Roberto Carlos completa oitenta anos de idade. Parece que foi ontem, aquele que começou sua carreira há 62 anos cantando bossa nova e depois, migrou para a jovem guarda, passando pelas fases românticas e religiosas e fazendo canções humanitárias, protestando contra a violência , o desmatamento da Amazônia e outras questões políticas que assolavam e assolam o nosso país até hoje. Seus especiais de fim de ano eram muito aguardados no mês de Dezembro, assim como seus novos discos. Roberto sabia cantar tudo o que sentíamos , nossas paixões, emoções, dores, tristezas, alegrias , reflexões e indignações. Roberto era único, um cantor que influenciou muitos cantores e compositores de todas as gerações. Suas composições em parceria com o tremendão Erasmo Carlos eram primorosas e já foram regravadas pelo Rei e por outros artistas em outras línguas como Inglês, Espanhol e Italiano.
Para esta que vos fala, todas as músicas do Rei são maravilhosas, mas citarei aqui cinco músicas do Rei que eu adoro: ‘os seus botões’ (1976), ‘detalhes’ (1971), ‘emoções’ ( 1981), ‘apocalipse’ (1986) e ‘café da manhã'(1978). Em 2007, li a biografia não autorizada do Rei chamada ‘Roberto Carlos em detalhes’, escrita pelo jornalista e historiador Paulo César De Araújo, que foi recolhida das livrarias após o seu lançamento, por determinação judicial, após uma ação movida por Roberto Carlos. Hoje, o jornalista JB Medeiros, autor das biografias de Belchior e Raul Seixas, vai lançar uma nova biografia não autorizada do Rei chamada ‘Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha’. Estou ansiosa para lê-la e espero que Roberto não a tire das livrarias . Tive o prazer de assistir ao show do Rei há vinte anos , no dia 25 de Janeiro de 2001, no parque do Ibirapuera em São Paulo, no dia do aniversário da cidade. Foi simplesmente, emocionante! Nunca esquecerei disso.
Roberto Carlos sempre fará parte de nossa vida, fazendo a trilha sonora da nossa história, trazendo boas vibrações e energias positivas, ele sabe e sempre soube valorizar o amor acima de tudo, viva o Rei!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com