PRA CURTIR NA PANDEMIA:
DOCUMENTÁRIOS:
OS VETERANOS DO ROCK BRASIL
Janaina Sá Brito
Hoje, nesta coluna, quero recomendar um documentário que está disponível no Netflix, sobre uma das bandas mais duradouras e bacanas do Rock Brasil dos anos 80, os paralamas do sucesso. O documentário ‘os quatro paralamas’, dirigido por Roberto Berliner, que acompanha a banda desde seu início em 1983 no circo voador, fala da trajetória de Herbert Viana, Bi Ribeiro, João Barone e de um quarto elemento da banda que não aparece muito na mídia, o empresário José Fortes.
Em um papo na sala da casa de Bi Ribeiro, os quatro falam da amizade inabalável e da carreira da banda, que tem quase quarenta anos. Durante a conversa, eles tocam os grandes sucessos da banda. Além do papo entre os quatro, rolam também trechos de clipes, shows e bastidores de ensaios da banda. Para quem como esta que vos escreve é fã dos paralamas desde os anos 80, vale a pena conferir este documentário. Ele está disponível no Netflix desde Março deste ano. Antes de encerrar esta coluna, quero dar um depoimento pessoal sobre dois shows dos paralamas que assisti na década de 90 em Porto Alegre. O primeiro, foi em Outubro de 1994, da turnê do disco ‘severino’, que foi um disco experimental, com uma mistura de música Latina com aarranjos eletrônicos, que não tocou com frequência nas Rádios. O outro, foi em Setembro de 1996, da turnê do disco ‘nove luas’, que foi um disco sensacional. Todos os dois shows foram maravilhosos. Assistam ao documentário porque vale muito a pena matar saudades dos hits da banda.
O QUE? DOCUMENTÁRIO: ‘Os quatro paralamas’. DIREÇÃO: Roberto Berliner e Paschoal Samora. ANO: 2020. DURAÇÃO: 1 H e 33 Min. CLASSIFICAÇÃO: 12 anos.
ONDE? Netflix.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com