COMPORTAMENTO

COMPORTAMENTO:

O QUE É CRINGE PARA VOCÊ?

Janaina Sá Brito

                 Nos últimos dias, o assunto que mais tem causado discussões e polêmicas é o que é ser ‘cringe’. A palavra tem sido muito utilizada pelos jovens Brasileiros, que são denominados milenials, ou que pertencem a geração Z, ou seja, que nasceram entre os anos 90 e 2000. A palavra ‘cringe’, é uma gíria da língua Inglesa, sem tradução literal no Brasil, que significa algo ou alguém que causa constrangimento ou desconforto, a chamada vergonha alheia. Para os jovens de hoje, ser ‘cringe’ é gostar de filmes e livros do Harry Potter, usar emogi chorando/sorrindo para se comunicar no whatsapp, entre outras coisas. Para mim, que sou da geração X, que nasceu nos anos 70, algumas coisas são ‘cringe’, vou citar aqui algumas, mas tem muitas outras coisas que eu acho ‘cringe’, mas vou deixar para listar em uma outra coluna. Então, aqui vão algumas delas: Para mim, adultescentes cinquentões, bichos grilos setentões, cabeções (aqueles seres estranhos que adoram viajar na maionese e gostam de coisas que levam do nada para lugar nenhum e ainda se comunicam de forma rebuscada, em cabecês, um idioma sem tradução e dificílimo de entender), stalkers, haters, deslumbrados, fofoqueiros, os mãos de vaca e o naturebismo, são ‘cringe’, para mim, são vergonha alheia total! É simplesmente, constrangedor!

                 Coisas que para alguns podem ser ‘cringe’, principalmente para esses jovens, podem ser os adultos que ouvem vinil, CD e fita K7, já que essa geração cresceu ouvindo músicas pelas plataformas digitais, dirigir um carro próprio, ir ao cinema, que é coisa impossível nessa pandemia, mandar mensagens via celular por torpedo ou SMS e se comunicar por e-mail.

                 Enfim, são muitos exemplos que geram choques de gerações e que são super comuns nas questões comportamentais. Na verdade, os choques de gerações ocorrem desde a década de 60, com o surgimento da geração baby booner, que causou uma grande mudança nas formas de costumes e também com a invenção da contra cultura no mundo. Para encerrar esta coluna, só posso dizer que não importa a época, o que importa, é que cada geração traz uma nova forma de comportamento e que só depende da aceitação da sociedade. Então, ‘cringe’ ou não, cada um tem seu gosto, costume e opinião! Pronto falei!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: