FALA PCD!
MAIS UM PCD JORNALISTA
Janaina Sá Brito
No dia 14 de Agosto, o jovem Gaúcho Samuel Elias Klein, diagnosticado com paralisia cerebral, formou-se em jornalismo pela Univates (Universidade do Vale do Taquarí), em Lajeado, no Rio Grande Do Sul. Samuca, como é carinhosamente chamado pelos colegas, disse nas redes sociais da Universidade , que sua deficiência nunca foi obstáculo para a sua formatura. Samuel, ingressou na Univates em 2015, vindo transferido de outra instituição, onde cursava jornalismo desde 2010.
Samuel, disse que seu sonho é ser repórter e que a Univates lhe deu todo o apoio pedagógico e lhe acolheu com respeito e dedicação. Samuel, teve toda a assessoria dos colegas, de seus professores, dos quais ele se tornou grande amigo e do monitor Natanael Castoldi, que o acompanhou desde 2016. Natanael disse que ao conhecer Samuca, sentiu uma forte amizade e aprendeu todos os ensinamentos da vida, passados pelo aluno. O canudo simbólico, foi entregue pelo coordenador do curso Fábio Krainer, que disse ter formado vários estudantes, mas que a colação de grau de Samuel, foi a que mais lhe tocou e é um momento que disse guardar para a vida inteira.
Não é a primeira vez que um PCD se forma em jornalismo e isso é um tapa na cara do atual ministro da Educação Nilton Ribeiro, que causou polêmica ao dizer que crianças com deficiência grave atrapalham as aulas e que todos os deficientes deveriam ficar em salas de aulas separados das outras crianças. Todos devem olhar em volta e ver que todos os PCD’s podem realizar seus sonhos, dentro de suas limitações. Afinal, o céu é o limite, como já dizia o saudoso apresentador de TV J Silvestre.
FONTE: PORTAL COLETIVA.NET (www.coletiva.net ). DATA: 30/08/2021.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com