FALA PCD!

FALA PCD!

VIDEO DANÇA INCLUSIVA

Janaina Sá Brito

                 Hoje, quero destacar, um clipe que estreou semana passada no youtube, produzido pelo NIDI (Núcleo de Dança e Imagem de Imbé). o projeto “Litorâneas femininos  possíveis em dança”, produzido pelo NIDI e aprovado pelo edital de diversidade e cultura, com recursos da lei Aldir Blanc, selecionou bailarinas trans, ciganas, negras e PCD’s para fazer coreografias de vídeo dança, gravadas no litoral Norte Gaúcho.

                 O destaque da coluna de hoje, vai para o clipe da coreografia “O avesso do tempo”, protagonizada e encenada pela bailarina PCD Denise Brozi, de 65 anos. “O avesso do tempo” foi gravada na lagoa Fortaleza em Cidreira, em um local de difícil acesso, repleto de lagoas, cachoeiras e vegetações. Denise contou ao “Antenada”, que apesar do difícil acesso e do frio, o tempo estava agradável, com sol e  céu azul e foram seis horas de gravação, mas segundo Denise, tudo isso ficou pequeno perto do prazer de dançar.

                 A coreografia “O avesso do tempo”, fala dos caminhos percorridos por corpos cansados e marcados pelo tempo, para superar limites e diferenças. Denise, viveu a Deusa religiosa Afro Nanaã, que rejeitou seu filho com deficiência e sofreu consequências por essa ação, mostrando a mulher guerreira , capaz de demonstrar e viver a superação. O clipe pode ser visto pelo Youtube, digitando na barra de pesquisa “O avesso do tempo”. Denise é bióloga, trilíngue, tem paraparesia (ausência de movimento dos pés) e é muletante. Ela iniciou na dança em 2017, no grupo DCD (Diversos Corpos Dançantes), criado por professores da faculdade de licenciatura em dança da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande Do Sul). Esta que vos fala, conheceu Denise há dois meses, no grupo Múltiplos, um coletivo de dança inclusiva criado e  dirigido pela estudante de licenciatura em dança da UFRGS Rafaela Kijner e que está em processo de criação, mas esta é outra pauta que irá em breve para esta coluna. Vale muito a pena conferir o clipe de “O avesso do tempo”. Eu recomendo!

O QUE? VIDEOCLIPE: “O AVESSO DO TEMPO”. CRIAÇÃO, CONCEPÇÃO E PRODUÇÃO: Marcelo Cabrera, Tati Missel e Airton Tomazzoni. ANO: 2021. DURAÇÃO: 20 Min.

ONDE? No canal do NIDI no Youtube: (https://www.youtube.com/nidi).

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s