MÚSICA:

MÚSICA:

OS TRINTA ANOS DE “NEVERMIND”

Janaina Sá Brito

                 No próximo dia 24 de Setembro, o álbum “Nevermind” do Nirvana completa trinta anos. “Nevermind foi um dos álbuns que mudou a história do Rock e fez este gênero reconquistar seu lugar nas paradas de sucesso e atrair os jovens e adolescentes da época, que eram consumidores do Pop e da dance music, muito consumidos no início dos anos 90. Esta que vos escreve, ouviu pela primeira vez o hit “Smells like teen spirit” (música de abertura do álbum), em Fevereiro de 1992 e se apaixonou pela música, pela sonoridade distorcida da guitarra e da voz de Kurt Cobain, sem nem mesmo saber direito o que era aquilo e pelo álbum. “Nevermind” explodiu nas paradas de sucesso, tirando o lugar de vendas de Roberto Carlos e de Michael Jackson, que havia recém lançado o álbum “Dangerous”.

                 O disco era o segundo da banda, que dois anos antes, havia lançado o álbum “Bleach”(1989). “Nevermind” trouxe  singles maravilhosos como “Smells like teen spirit”, “Come as you are”, “Litium”, “In bloon”, “Something in the way” e “Polly”. O Nirvana conquistou o coração e a cabeça de muitos fãs que só pensavam em ser grunge e tocar guitarra como Kurt Cobain, além de adotar seu visual usando calças jeans, camisetas com estampas e fotos de bandas e camisas xadrez. O disco foi produzido por Butch Vig e gravado no Soud City Studios na Califórnia, entre Abril de 1990 e Abril de 1991, mas a banda nasceu em Seattle. Após o sucesso de “Nevermind”, o Nirvana lançou em 1993 a coletânea de lados B “Incestcide” e seu último álbum de estúdio chamado “In utero” e que foi gravado de forma complicada, sofrendo muita pressão da gravadora, para que ficasse com a mesma sonoridade de “Nevermind”, mas apesar do parto complicado, o álbum saiu perfeito e tão bom quanto “Nevermind”. Após o lançamento de “In utero”, o Nirvana gravou o MTV unplugged in New York, que foi lançado após a morte de Kurt Cobain, em Dezembro de 1994.

                 Infelizmente a carreira do Nirvana foi meteórica, pois Kurt Cobain sofria de problemas de depressão, dores de estômago e crises existenciais, por não saber lidar com tanto sucesso. Esta que vos escreve, recomenda a todos os leitores do “Antenada”, a biografia de Kurt Cobain, intitulada “Mais pesado que o céu”, escrita por Charles R. Cross, autor da biografia do Led Zeppelin. No livro, a história do Nirvana e de Kurt Cobain, é contada de forma objetiva e detalhada, para que se entenda os reais motivos que levaram Kurt a se suicidar aos 27 anos, no dia 5 de Abril de 1994.

                 Então, vou aproveitar a data para ouvir novamente o “Nevermind” e viajar na sonoridade pesada, distorcida e diferente da banda e voltar a 29 anos atrás, quando tive o primeiro contato com o Nirvana. Antes de encerrar esta coluna, quero relembrar que há um mês, o bebê da capa de “Nevermind”, processou a banda trinta anos depois por pornografia infantil e uso indevido de imagem, além de exploração infantil. Spencer Elden, que tinha quatro meses quando foi fotografado, teve a autorização dos pais para fazer a foto da capa, dentro de uma piscina, ao lado de um dólar. Isso significa que Spencer corre atrás da grana desde 1991! Brincadeiras a parte, recomendo a todos os quarentões como eu, que ouçam novamente esta pérola discográfica dos anos 90 e recomendo as gerações mais novas que apreciam Rock, que conheçam este disco para entenderem do que eu estou falando aqui.

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: