MÚSICA:

MÚSICA:

DISCOS QUE COMPLETAM 35 ANOS EM 2021

Janaina Sá Brito

                 Anteriormente, fiz uma coluna sobre os discos clássicos lançados em 1991 que completam trinta anos em 2021 e hoje, vou voltar cinco anos no tempo e relembrar discos clássicos lançados em 1986 que completam 35 anos em 2021 e que fizeram a minha cabeça e a cabeça de todos os meus leitores quarentões assim como eu . Não foi fácil fazer esta lista, mas o que se pôde notar, foi que a indústria fonográfica estava a milhão em 1986, nos brindando com discos maravilhosos, tanto no Rock Brasil, quanto na música romântica Nacional e no Rock Internacional. Aqui no Brasil, os clássicos Longe Demais Das Capitais – Engenheiros do Hawaii, surpreendeu a todos os fãs dessa banda Gaúcha que ficou conhecida junto com as bandas Garotos Da Rua, TNT e De Falla, na coletânea Rock Grande Do Sul, lançada pela RCA. Outro clássico que fez minha cabeça, foi Selvagem – Os paralamas Do Sucesso, terceiro disco da banda, que emplacou hits como Alagados, Melô Do Marinheiro e Selvagem, além da clássica A Novidade, composta em parceria de Gilberto Gil com Herbert Viana, mas que só estourou oito anos mais tarde, no disco Unplugged MTV – Gilberto Gil. Rádio Pirata Ao Vivo – RPM, fez a banda estourar com um clássico de Caetano Veloso chamado London London.

                 Para refrescar mais ainda nossa memória, vou citar o grande, o maravilhoso e sensacional, Cabeça Dinossauro – Titãs, o terceiro disco da banda e que alavancou a carreira do octeto Paulistano, após o fracasso de seus dois primeiros discos. Outro disco do Rock Brasil que foi marcante, foi o Correndo Risco – Camisa De Vênus, que emplacou os hits Sinca Achambord e Só O Fim. Para fechar a lista do Rock Nacional, escolhi um dos meus discos mais amados, o Vida Difícil – Léo Jayme, o terceiro disco do cara e que me fez ir ao delírio com os hits Nada Mudou, Mensagem De Amor e Amor.

                 Agora, vamos falar sobre discos de cantores românticos e ídolos da MPB. Fábio JR, lançou o lindíssimo Sem Limites Pra Sonhar, que estourou com o hit homônico, em um lindo dueto com a cantora Bonie Tyler. Também citarei aqui um dos discos mais lindos da cantora Simone, o Amor E Paixão, que abriu com a linda balada Em Flor. Selecionei aqui dois discos da MPB que fizeram minha cabeça em 86 que são: Totalmente Demais – Caetano Veloso e Dezembros – Maria Bethânia. Na categoria Boys  Bands, escolhi o segundo disco do grupo Dominó, que era um dos meus grupos preferidos na época.

                 Agora, vamos encerrar a lista falando dos grandes discos do Rock e do Pop Internacional. Escolhi aqui o espetacular True Blue – Madonna, que emplacou hits como True Blue, Papa Don’t Preatch, Open Your Heart e a clássica La Isla Bonita. Também citarei o disco Standing On The Beach – The Cure, que estourou os hits In Between Days e Boys Don’t Cry, músicas clássicas que enchem as pistas de dança até hoje. Agora, falarei aqui de outro clássico, o The Queen Is Dead – The Smiths, a banda clássica de Morrissey, que estourou um hit atrás do outro. Agora, vou encerrar a lista falando de dois outros discos bacanas, o True Stories – Talking Heads e Scrouden Days – A-Ha, o segundo disco da banda Norueguesa que detonou nas Rádios e pistas de dança. Agora, vou falar das trilhas de novela que detonaram as Rádios em 86 e que fizeram a minha cabeça . A trilha sonora Nacional e Internacional do remake da novela ‘Selva de pedra’, foi maravilhosa, outras duas trilhas Nacionais e Internacionais maravilhosas, foram as das novelas ‘Cambalacho’, ‘Roda de fogo’ e “Hipertensão’.

                 Então, só posso dizer que todos esses clássicos influenciaram esta que vos escreve, no auge de seus dose anos, Ah! não posso encerrar essa lista sem falar do disco de fim de ano de Roberto Carlos, lançado em Dezembro de 86, que tenho em CD e que é um dos meus discos preferidos do Rei, o disco é maravilhoso e emplacou nas paradas os hits Apocalipse , Do Fundo Do Meu Coração e Amor Perfeito, regravada dezoito anos depois pela banda Baiana Babado Novo. Então, sem palavras! Aconselho a todos os meus leitores quarentões que quiserem viver novamente essa época, ouvirem esses discos nas plataformas digitais ou quem ainda os tiver em casa também pode fazer o mesmo e também aconselho as novas gerações a escutarem essas pérolas lançadas há 35 anos. Eu recomendo!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: