TV:
OS 25 ANOS DA GLOBO NEWS
Janaina Sá Brito
Ontem, dia 15 de Outubro de 2021, a Globo News, o primeiro canal Brasileiro de notícias 24 horas completou 25 anos. O canal foi um projeto inovador e ambicioso, inspirado em canais Internacionais de notícias por assinatura, que nasceu com o propósito de mesclar o frescor de jovens repórteres e profissionais experientes, para levar a notícia em tempo real e abordar todos os fatos da política e da economia, além da cultura e do comportamento.
A Globo News exibia o jornal ‘Em cima da hora’, um telejornal de trinta minutos, que atualizava as principais notícias do dia. Recentemente, o ‘Em cima da hora’, foi rebatizado de ‘Jornal Globo News’. O canal é dinâmico, ágil, com programas bem produzidos, abordando tudo que impacta a nossa vida. Até 2015, o canal abordava vários assuntos, mas passou a abordar somente a política, em toda a sua grade de programação. A Globo News participou de grandes coberturas como o acidente com o avião Focker 100 da TAM, em Outubro de 1996 em São Paulo e a morte do papa João Paulo II em Abril de 2005.
Após o surgimento da Globo News, cinco anos mais tarde, foi lançada a Band News TV e em Março de 2020, a CNN Brasil. Agora, no próximo dia 27 de Outubro, o canal JP News (canal de notícias do grupo Jovem Pan), vai entrar no ar, com a mesma proposta de jornalismo 24 horas. Então, desejo vida longa a Globo News e dizer que este canal é um dos melhores na faixa hard news e que vem se renovando cada vez mais, para levar aos telespectadores, a notícia fresquinha e atualizada através das melhores fontes. Para encerrar esta coluna, esta que vos escreve quer dar um depoimento pessoal. Em 2016, quando concluí minha pós-graduação em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), o tema do meu TCC foi a história do telejornalismo no Brasil dos anos 50 aos anos 90 e a Globo News estava presente nessa linha do tempo. Então, parabéns a Globo News pelos seus 25 anos e que dure mais 25, 50 e 100 anos!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com