TV:

TV:

OS SETENTA ANOS DA TELENOVELA NO BRASIL

Janaina Sá Brito

                 No dia 21 de Dezembro deste ano, completam-se setenta anos da primeira telenovela Brasileira, de lá para cá, esse gênero do entretenimento e da teledramaturgia fez o maior sucesso e tornou-se uma paixão Nacional. No dia 21 de Dezembro de 1951, a TV Tupí estreou a primeira telenovela Brasileira, chamada ‘Sua vida me pertence’, estrelada por Vida Alves e Valter Forster. A novela encerrou no dia 15 de Fevereiro de 1952 e foi apresentada duas vezes por semana, no total de quinze capítulos. Em 1963, a TV Excelsior, apresentou a primeira telenovela diária, apresentada de Segunda a Sexta-Feira, no horário das 20 Hs. Com o tempo, as novelas começaram a ser apresentadas de Segunda a Sábado em três horários, ás 18, ás 19 e ás 20 Hs. A Rede Globo, exibia na década de 70 a novela das 22 Hs, que depois foi substituída por minisséries.

                 Muitas novelas fizeram parte da nossa vida como ‘A escrava Isaura’ (1976/77), ‘Locomotivas ‘ (1977), ‘Pecado capital’ (1975/76), ‘Duas vidas’ (1976/77), ‘Dancin Days’ (1978/79), ‘Água viva’ (1980), ‘Baila comigo’ (1981), ‘Elas por elas’ (1982), ‘Roque Santeiro'(1985/86), ‘Mandala’ (1987/88), ‘Vale tudo’ (1988/89), ‘Top model’ (1989/90) e muitas outras. A novela fez e faz parte de nossa vida até hoje e muitas trilhas sonoras ficaram marcadas em nossa infância, adolescência e juventude. É difícil citar uma novela preferida, pois são várias , hoje, as novelas clássicas estão migrando para o streaming, na plataforma Globo Play, a Rede Globo, ganhou em produções de todas as outras emissoras, como a extinta TV Manchete e a também extinta TV Tupí, a Record e o SBT, também apresentaram clássicos de sucesso, mas assim como a Rede Bandeirantes, se perderam na jogada e suas super produções perderam para as novelas Globais, que são exportadas para o mundo todo há mais de quarenta anos.

                 Então, vamos curtir sempre que possível, muitas emoções de novelas clássicas e atuais, fazendo nossos corações baterem mais forte e sonharmos com os grandes galãs, mesmo que os astros de nossa época, estejam mais velhos. Vida longa as novelas Brasileiras!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: