TV:

TV:

OS VINTE ANOS DA CASA DOS ARTISTAS

Janaina Sá Brito

                 Em 28 de Outubro deste ano, o reality show ‘Casa dos artistas’, do SBT, completou vinte anos. O programa antecedeu a estréia do Big Brother Brasil , na Rede Globo, que ocorreu um mês depois da final da primeira temporada, que ocorreu em 16 de Dezembro de 2001. A ‘Casa dos artistas’ desbancou a audiência do ‘Fantástico’ e da novela ‘O clone’ , além de dar o que falar em todos os programas de entretenimento. Entre os participantes, estão: Supla, Bárbara Paz (vencedora da primeira temporada), o ator Mateus Carrieri, que pode ser revisto na reprise da novela “Amor com amor se paga’, no canal Viva e o ator e atual deputado Federal Alexandre Frota. Durante o programa, Supla e Bárbara Paz engataram um namoro. Após a estréia da ‘Casa dos artistas’, a Rede Globo entrou com um processo por plágio contra o SBT, do programa Big Brother Brasil, que foi licenciado pela emissora, em contrato com a Endemol, com estréia marcada para Janeiro de 2002.

                 O BBB estreou mesmo assim e a “Casa dos artistas’ fez tanto sucesso, que teve mais três temporadas. A última temporada, foi ao ar em 2004 com um novo formato, atores iniciantes disputavam uma vaga na próxima novela do SBT, que estrearia  em 2005. A vencedora desta edição, foi a atriz Carol Hubner. Foi um momento em que a televisão Brasileira passava por mudanças no formato do entretenimento e que foram a fórmula do sucesso no início dos anos 2000. Também podemos destacar como participantes da segunda temporada, o ator Gaúcho Ricardo Macchi (O eterno cigano Igor da novela ‘Explode coração’) e a feiticeira Joana Prado, que engatou um romance com o lutador Vítor Belfort, que mais tarde, virou casamento.

                 Em 2005, o STJ condenou o SBT a pagar uma multa no valor de R$ 18 milhões de Reais por plágio do Big Brother , mas após o fracasso de audiência da quarta temporada da ‘Casa dos artistas’, Sílvio Santos resolveu substituir o reality show pelo programa musical ‘Ídolos’. Infelizmente, os reality shows viraram máquinas de ganhar dinheiro e perderam a graça hoje em dia, mas vale muito a pena recordar essa época tão bacana da TV aberta Brasileira.

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: