MÚSICA:
OS 35 ANOS DE ‘SELVAGEM’
Janaina Sá Brito
Continuando a série de discos que completaram 35 anos em 2021 e que fizeram a cabeça desta que vos escreve nos anos 80, quero destacar hoje o disco ‘Selvagem’, o terceiro disco dos Paralamas do Sucesso e que foi um fenômeno de vendas naquele ano, depois do estrondoso sucesso do disco ‘O passo do Lui’ (1984). ‘Selvagem’, foi lançado em Abril de 1986 pela gravadora Emi e teve a produção mais do que especial de Liminha, responsável pela produção de ‘Cabeça Dinossauro’ dos Titãs, no mesmo ano.
‘Selvagem, foi um disco diferente, onde os Paralamas puderam se aventurar por ritmos Latinos, fazendo uma mistura sonora sensacional. A faixa “Alagados’, que abre o disco, teve a participação de Gilberto Gil e foi um sucesso. O disco também teve uma parceria entre Gilberto Gil e Herbert Viana na faixa ‘A novidade’, que depois foi regravada oito anos mais tarde por Gil no ‘MTV Unplugged. A faixa mais engraçada e que virou um grande hit da época foi ‘Melô do Marinheiro’, outro destaque do disco são as músicas ‘Selvagem’ e o cover de ‘Você’, de Tim Maia, em uma bela versão Reggae. ‘Selvagem’, entrou para a lista de 100 melhores discos da música Brasileira, ficando na trigésima nona posição, pela revista Rolling Stone. O disco atingiu uma grande vendagem, ficando atrás do disco ‘Vamo Batê Lata’ (1995).
Esse é mais um grande disco dos anos 80 que eu recomendo que muitos que não o conhecem o escutem, pois é dançante e com muito alto astral. Vale muito a pena conferir!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com